A ética protestante e o resenha espírito do capitalismo” de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 AcessarSociologia I
 –
Prof. Miriam MarcilioYuri Santos de Brito
 –
Ciências Sociais 2010.1Resumo Crítico:
“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” de Max Weber

Na introdução do seu livro, Max Weber explicita que, como filho de sua cultura e de seu tempo, acredita que, na Civilização Ocidental e só nela, apareceram fenômenos culturais que possuem um desenvolvimento universal em seuvalor e significado. Ele segue listando fatores que apenas na cultura ocidental atingiram um estado “que reconhecemos como válido” (WEBER, 1920: 1), como a ciência, o direito, a arte, a organização acadêmica, o Estado e, finalmente, o capitalismo. Neste específico, ele argumenta que entende o Capitalismo como um sistema econômico baseado em ações racionalmente calculadas para obter um lucrocontinuado, ou seja, não é simplesmente dirigido pela ânsia pelo lucro, pela ganância. Essa definição exclui atitudes como a pilhagem de guerra da lista de ações capitalistas. Portanto, segundo seu entendimento, o capitalismo, assim como a ciência, o direito, a arte, a organização acadêmica e o Estado, não são exclusividade do mundo ocidental moderno; ações capitalistas seriam observáveis e relatadas emvários períodos e locais no mundo.No entanto, continua Weber, em nenhum período se registrou o capitalismo em tal grau de desenvolvimento quanto no ocidente moderno. Há, diz ele, uma atitude capitalista no mundo ocidental moderno que não houve em lugar algum; uma espécie típica de conduta característica do capitalismo moderno, racional e burguês. Então, explicita sua preocupação: as origens daconduta capitalista. , “desse sóbrio capitalismo burguês, com sua organização racional do trabalho” (WEBER, 1920: 9), que ele identifica com o desenvolvimento do protestantismo.

Capítulo I
 –
Filiação Religiosa e Estratificação Social
O autor inicia este capítulo chamando atenção para a tendência (mostrando dados estatísticos) de predomínio protestante nos empreendimentos capitalistas, tanto em paísesde maioria protestante quanto quando em minoria. Ele identifica um racionalismo econômico como elemento fundamental para este fato, negando teorias que indicassem o predomínio protestante como gerado pelo fato de ser minoria ou pelo fato de já possuírem riquezas prévias, mas, no entanto, sem desprezar estes fatos como relevantes para a constituição do quadro apresentado; mas ele reafirma que aorientação racional tomada pelos protestantes frente às possibilidades econômicas é um fator central nesse processo.
 
Aqui, ele questiona a influência dos ideais puritanos no desenvolvimento do capitalismo e a atitude da igreja católica acerca das questões mundanas e econômicas. Ele identifica a atitude católica à uma atitude tradicionalista, que opta por uma vida segura ao invés de uma vidaconfortável; e traça um paralelo entre o estranhamento do mundo do catolicismo  –
Revelado no ascetismo e na despreocupação com as questões mundanas  – e a alegria de viver dos protestantes do seu tempo  – ressaltando os protestantes do passado, caracterizados justamente pelo contrário  – , de cunho materialista, que valoriza o sucesso profissional como uma vocação divina, confirmando o espíritocapitalista dos protestantes. É essa diferenciação que interessa Weber: entre o velho protestantismo, que era hostil ao progresso, e a cultura capitalística, desenvolvida num ambiente protestante. Ele afirma que seria incorreto fazer a fácil ligação entre a alegria de viver e esse desenvolvimento, e mais correto ligar ele às características puramente religiosas do protestantismo. Ele finaliza mostrandoque sua questão envolve compreender justamente essa transformação, mas que, para isso, é preciso compreender o fenômeno histórico estudado: o espírito do capitalismo, ao qual ele dedicará o próximo capítulo.
Capítulo II
 –
O Espírito do Capitalismo
Segundo Weber, o espírito do capitalismo funciona como fenômeno importante para a consolidação de um modelo econômico baseado na busca racional pelo...
tracking img