A água e suas propriedades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1780 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A água e os sais minerais

A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais à manutenção da vida.Ambas exercem funções importantes que garantem os processos fisiológicos e bioquímicos necessários às atividades dos seres vivos.
Aproximadamente 70% da superfície da Terra está coberta por água e foi no ambiente aquático que surgiram os primeiros seres vivos.
A água é asubstância mais abundante em um ser vivo, constituindo cerca de 75% a 85% de sua massa corporal.No corpo humano esse percentual pode chegar a 70%.

A molécula da água.

A molécula de água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que formam um ângulo de 104,5º.
Embora a ligação química entre um átomo de hidrogênio e um de oxigênio seja formada por elétrons de ambos, o átomo deoxigênio atrai mais fortemente esses elétrons, que , assim ficam mais próximos dele.Com isso, a molécula de água apresenta um região positva – a dos hidrogênios – e uma negativa – a do oxigênio - , formando uma molécula polar ou um dipolo. Por causa dessa estrutura , a água possui uma série de propriedades importantes para os seres vivos, como sua capacidade de dissolver várias substâncias orgânicas einorgânicas.

A água como solvente.

O aparecimento da vida em nosso planeta dependeu, entre outros fatores , da capacidade que a água tem de dissolver diversas substâncias , como sais, glicídios, proteínas, etc.,permitindo, desse modo , as reações químicas que sustentam os sitemas vivos.Atividades essencias à vida, como o transporte de substâncias e reações químicas enzimáticas, necessitam queas moléculas participantes estejam dissolvidas em um meio líquido.Nesse aspecto, a água desempenha papel fundamental por ser um excelente solvente, por isso, a ela é atribuído o títulode “solvente universal”.
A capacidade de dissolver substâncias depende da atração da parte negativa da água pela parte positiva da substância a ser dissolvida e da tração da parte positiva da água pela negativadessa substância.
O cloreto de sódio (sal de cozinha) , por exemplo, é um cristal formado por um agregado de íons cloro (negativos) e íons sódio (positivos) .Quando esse cristal é colocado na água, a parte negativa do dipolo atrai os íons sódio e a positiva atrai os íons cloro.Com isso esses íons ficam separados uns dos outros e
distribuídos de modo homogêneo pela água, ou seja, dissolvidos.O saldessa mistura é chamado soluto e a água solvente.
As substâncias dissolvidas reagem mais facilmente, pois suas partículas espalhadas e em contínuo movimento apresentam maior possibilidade de entrar em contato com outars partículas. Além disso, as substâncias dissolvidas podem ser transpotadas entre as diveras partes da célula ou do corpo.

A água como reguladora da temperatura.

A maioria dosseres vivos só pode viver em uma estreita faixa de temperatura, fora da qual ocorre a morte ou o metabolismo cessa.Nesse aspecto, a água é importante para ajudar a evitar variações bruscas na temperatura dos organismos, pois pode absorver ou ceder grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura, ou seja, possui alto calor específico.
A água apresenta elevado calor latente devaporização, ou seja, absorve grande quantiadde de calor para passar do estado líquido ao gasoso.A evaporação da água é um mecanismo importante para os seres vivos, pois, graças a ele, os organismos que vivem em terra firme evitam o superaquecimento.As folhas das plantas, por exemplo, não aquecem demais durante um dia de sol intenso porque a maior parte do calor que recebem é utilizado para evaporara água dos tecidos, no processo de transpiração foliar. A evaporação do suor de nossa pele, por sua vez,demanda energia e ajuda a resfriar a superfície do corpo em um dia quente ou quando fazemos atividades físicas que geram calor em excesso.
A água apresenta também elevado calor latente de fusão, ou seja, para se solidificar, isto é, tornar-se gelo, precisa liberar muito calor, o que requer...
tracking img