A água e suas propriedades

A água e os sais minerais

A água e os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais à manutenção da vida.Ambas exercem funções importantes que garantem os processos fisiológicos ebioquímicos necessários às atividades dos seres vivos.
Aproximadamente 70% da superfície da Terra está coberta por água e foi no ambiente aquático que surgiram os primeiros seres vivos.
A água é a substânciamais abundante em um ser vivo, constituindo cerca de 75% a 85% de sua massa corporal.No corpo humano esse percentual pode chegar a 70%.

A molécula da água.

A molécula de água é composta dedois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que formam um ângulo de 104,5º.
Embora a ligação química entre um átomo de hidrogênio e um de oxigênio seja formada por elétrons de ambos, o átomo deoxigênio atrai mais fortemente esses elétrons, que , assim ficam mais próximos dele.Com isso, a molécula de água apresenta um região positva – a dos hidrogênios – e uma negativa – a do oxigênio - , formandouma molécula polar ou um dipolo. Por causa dessa estrutura , a água possui uma série de propriedades importantes para os seres vivos, como sua capacidade de dissolver várias substâncias orgânicas einorgânicas.

A água como solvente.

O aparecimento da vida em nosso planeta dependeu, entre outros fatores , da capacidade que a água tem de dissolver diversas substâncias , como sais, glicídios,proteínas, etc.,permitindo, desse modo , as reações químicas que sustentam os sitemas vivos.Atividades essencias à vida, como o transporte de substâncias e reações químicas enzimáticas, necessitam queas moléculas participantes estejam dissolvidas em um meio líquido.Nesse aspecto, a água desempenha papel fundamental por ser um excelente solvente, por isso, a ela é atribuído o títulode “solventeuniversal”.
A capacidade de dissolver substâncias depende da atração da parte negativa da água pela parte positiva da substância a ser dissolvida e da tração da parte positiva da água pela negativa...
tracking img