A água e suas características físicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ***









A ÁGUA E SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS













Aracaju/Se
2012


Introdução

A água é um recurso fundamental para a existência da vida, na forma que nós conhecemos. Foi na água que a vida floresceu, e seria difícil imaginar a existência de qualquer forma de vida na ausência deste recurso vital. Nosso planeta está inundado d’água; umvolume de aproximadamente 1,4 bilhão de km3 cobre cerca de 71% da superfície da Terra. A água é uma substância com propriedades que a tornam única. É indispensável à vida, mas também tem características muito especiais que a permitem usar em muitas atividades e situações.







































A ÁGUA E SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

A água,tal como o Sol, é essencial para a vida na Terra. As plantas verdes captam a energia radiante solar e utilizam-na no processo da fotossíntese que transforma, por meio de reações químicas, a água, o dióxido de carbono e sais minerais em compostos orgânicos, que são indispensáveis aos seres vivos como fonte de energia e para constituição e renovação das células.
A água é encontrada em grandesquantidades em todos os seres vivos. No corpo humano, 71% do seu peso é água. Contém 85% de água no sangue, 80% no cérebro, 70% na pele e 30% nos ossos. É na água que ocorrem as transformações porque as substâncias estão dissolvidas nela, no corpo. A água é quem transporta e distribui o sangue para o resto do corpo. Perde-se água através da urina, suor, fezes e expiração. Toda água eliminada fará faltamais tarde para o organismo, por isso é importante repor esta água e é importante sentir sede.
A água possui características químicas e físicas muito particulares. Entre elas, o fato de possuir uma densidade menor no estado sólido que no estado líquido, permitindo a flutuação do gelo e a existência de vida subaquática a baixas temperaturas. Também o tipo de ligação química existente entre asmoléculas de água, a chamada ligação de hidrogénio, desempenha um papel fundamental em muitos processos biológicos, especialmente em reações catalisadas por diversas enzimas. A compreensão do funcionamento e da função da água em sistemas biológicos é essencial para o entendimento de processos bioquímicos. O estado sólido[->0] da água é usualmente conhecido como gelo[->1] (mas também existem muitasoutras formas; sólido amorfo[->2] e gelo amorfo[->3]); o estado gasoso[->4] é conhecido como vapor d'água[->5], e a fase[->6] líquida comum é geralmente chamada simplesmente de água. A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal", pois é usado para dissolver muitas substâncias. Geralmente, a constante dielétrica do solvente fornece uma medida aproximada de umsolvente de polaridade. A polaridade forte da água é indicada, a 20 ° C, por uma constante dielétrica de 80,10; Dielétrico é uma substância que possui alta resistência ao fluxo da corrente elétrica. A água possui maior constante dielétrica que qualquer outro líquido comum. A densidade da água varia de acordo com as condições de temperatura e pressão. Na CNTP (Condições Normais de Temperatura dePressão) onde temos 1atm (10. 5 N/m) como pressão e 25° C como temperatura, a água possui densidade aproximadamente 1g/cm³. Mas variando a temperatura e pressão esse valor se altera não só para a água, mas pra qualquer substância. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura. Calor específico é aquantidade calor necessária pra elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico. Substâncias com calor específico mais baixo que o da água tendem a aquecer e resfriar com mais facilidade[->7] e rapidez que a água. A condutividade térmica consiste numa grandeza física que mede a capacidade de uma substância conduzir o calor. Permite distinguir os bons dos maus...
tracking img