A áfrica

Páginas: 7 (1688 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Estado de Sergipe
Prefeitura Municipal de Aracaju
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria de Educação Básica
E.M.E.F. Dr. Carvalho Neto

Projeto de Estudo
Um pouco da História da África em nossas aulas

Aracaju, 2006

Equipe Diretiva:
Coordenadora Geral: Célia Nascimento Costa
Coordenadora Pedagógica: Edileuza Souza
Coordenadora Administrativa: Gisélia Rodrigues

SuportePedagógico e Especialistas:
Profª. Rosilda Fátima e Profª. Conceição Moreira

Equipe de Professores:
Português: Maria das Graças
Matemática: Benedito e André
Geografia: Jason e Mariana
História: Gabriela e Aparecida
Ciências: Valderez

Professora Organizadora: Gabriela Zelice de Queiroz da Cruz

Público alvo:
Alunos do Ensino Fundamental da 5ª. à 8ª. séries

Introdução

Se a educaçãonão transforma sozinha a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos.
Paulo Freire

Apartir da promulgação da lei 10.639/2003 que torna obrigatório o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana vários questionamentos vêm surgindo e efervescendo o ambiente pedagógico. Todos os questionamentos não invalidam a urgente necessidade de tratarmos de forma significativa a História da África, abordada muitas vezes apenas quando tratamos do Período colonial brasileiro e a escravidão.Silêncio, desconhecimento e representações eurocêntricas Poderíamos assim definir o entendimento e a utilização da História da África nas coleções didáticas de História do Brasil. Das vinte coleções compulsadas pela pesquisa, apenas cinco possuíam capítulos específicos sobre História da África. Nas outras obras, a África aparece apenas como um figurante que passa despercebidoem cena, sendo mencionada como um apêndice misterioso e pouco interessante de outras temáticas. (Oliva, 2003:429)
Não obstante ao vazio nos livros didáticos, surge a necessidade de resignificarmos nossas idéias e atitudes para deixarmos de reproduzir as idéias e notícias que circulam pela mídia, muitas vezes carregadas de preconceitos, revelando um Continente Africano marcadopor misérias, guerras étnicas, instabilidade política, AIDS, fome e falência. Outras vezes aparece como exótico, o Continente selvagem, dos safares, dos animais estranhos. É importante desconstruírmos estes estereótipos com os nossos alunos.
A imagem da África e de seus descendentes geralmente não é relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Temos sempre idéiasdistorcidas que desqualificam a cultura negra e intensificam o preconceito e a discriminação. O ensino de História sempre valorizou civilizações européias em detrimento da História áfrica. Precisamos apresentar aos nossos alunos os diversos reinos africanos, suas diversidades, seus aprimoramentos tecnológicos, conhecimentos de astronomia e medicina, produções intelectuais.
Adominação e a exploração do europeu no continente africano provocou um dano imensurável para os diversos povos deste continente, visualizados hoje através da fome, da miséria, do flagelo e das doenças endêmicas. Nossos alunos tem o direito de conhecer toda essa História e dessa forma identificar-se dentro da realidade. Afinal, a África já existia antes dos europeus a dominarem, os primeiros hominídeossurgiram na África, somos todos africanos.
É importante o resgate da memória, da história, da cultura e da identidade coletiva do negro nos sistemas educativos. A devolução dessa memória é importante não apenas para os alunos de ascendência africana, mas também para os alunos de outras ascendências étnicas, porque eles também tiveram seus aparelhos psíquicos afetados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Africa
  • AFRICA
  • AFRICA
  • Africa
  • Africa
  • Africa
  • africa
  • Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!