ZZZJJ

372 palavras 2 páginas
kasdahjkkahkhfah afcasdjalsdajsldjalsjlaajskdjsajdadahçdhaçshdçjakshkdhfakhkhsakfhskçahf asfnkafnasnfkanskfasn fasjfajskfaslfafa fa lfj alçsjf laf aslçf çaj flalj sflsjalçfjalçsj fçasj faj sflçj aslçf aslçjf alçsj flaç sjfçlasjfçlja lçfjalçsf ajsj flçaj sçfja lçsfj alçsj fals jfçla sfçla jslçfjalçjs flçasj flçaj slçf açslj flaçs flçasj flça sçlfj alsçfj açlsf lasfl asj falçjs fjlasfj alsjf açj sfasç jfa sj façf ç jfçja faç jfajçsf açfçasf çasfj çasjfçasj faj sçfç afj ajçf sajçf aj fjs,afs~faj~fjas~fãjs~f ãs~jfã f .ovimentos que adquirem uma tonalidade sensual (“...enfiando os olhos por entre as pálpebras meio-cerradas, sem os tirar de mim. De vez em quando passava a língua pelos beiços,para umedecê-los”); são as sensações e percepções que se fazem sentir (“...como se tivesse um arrepio de frio...”); são as atitudes e gestos duvidosos (“Fitei-a um pouco e duvidei da afirmativa. Os olhos não eram de pessoa que acabasse de dormir; pareciam não ter ainda pegado no sono”).

3) HIPÓTESES:a) A traição do marido poderia ter criado em Conceição um desejo de vingança. A carência afetiva dela, na solidão em uma noite de natal.

Em relação a Nogueira pode-se levantar a possibilidade de ele ter despertado em si, o desejo sexual. ( libido ) Ou uma oportunidade de ter um "caso" com uma mulher mais madura. ( balzaquiana )

b) o fato de, no fim da noite, o vizinho vir buscá-la para a Missa do Lago, interessante, estando ela em trajes de dormir ? ( ironia Machadiana )

4) "Trocar os quadros da sala" - pode ser uma indireta, um convite a Nogueira, para que fiquem mais perto. Ele a interrompe, falando em "Missa do galo" - ou seja, ele "quebra" o clima erótico, substituindo-o por um tema religioso.

5) a - Sim, ele era jovem, 17 anos, leitura compatível pra sua idade. Ela, 30 anos, lia romances, nessa época, mulheres não trabalhavam, percebe-se aqui ao citar "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, mais uma ironia em relação ao estilo romântico, visto que, Machado é

Relacionados