Zygomycota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ZYGOMYCOTA

Trabalho de biologia solicitado pela professora Clarisse Beltrão



BELÉM
2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado o estudo do filo Zygomycota



REINO FUNGI
Os fungos sãopopularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. 
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como Saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos, parasitasquando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e alimentam-se dele. Os fungos liberam enzimas digestivas para forade seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o a moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.

|   | Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem os grupos dos organismos decompositores, de grande importânciaecológica propiciando a reciclagem de nutrientes. No processo da decomposição, a matéria orgânica contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos.Apesar desse aspecto positivo da decomposição, os fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construções de tecidos, provocando sériosprejuízos econômicos. Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem. |

1-ZYGOMICOTA
|
Zygomycota constitui grupo de fungos ditos verdadeiros, possivelmente com ancestral comum com os Chytridiomycota. Apresentam parede celular composta por quitina-quitosano, com micélio geralmente bem desenvolvido, porém cenocítico, com septos verdadeiros ocorrendo apenas nadelimitação dos órgãos de reprodução. No restante do talo, ocorrem septos mais esporadicamente, ou com o envelhecimento da colônia. A reprodução assexuada é realizada por meio de esporos imóveis, os aplanósporos, que, de acordo com o tipo de estrutura que os transporta, recebem nomes diversos, como esporangiósporos (em esporângios), merosporangiósporos (em merosporângios), cladósporos (emcladosporângios) e assim por diante. Tem-se ainda esporangíolos (esporângios com 2-30 esporos) e esporângios uniesporados. A reprodução sexuada acontece pela copulação gametangial, entre hifas de micélios geneticamente compatíveis, geralmente heterotálicos, sendo raras as espécies homotálicas. O resultado, zigoto ou zigósporo, por sua vez, encontra-se no interior do zigosporângio, que apresenta paredeespessa, escura, geralmente com ornamentações por verrugas ou espinhos. O zigosporângio geralmente é nu, mas podem ocorrer apêndices hifálicos que partem das células suspensoras e envolvem, em diversos graus, o zigoto. A maioria dos Zygomycota é representada por indivíduos sapróbios, crescendo sobre matéria vegetal em decomposição e/ou fezes de herbívoros, com capacidade de assimilação dassubstâncias de estrutura molecular mais simples.
Há, também, grupos que são micorrízicos e simbiotróficos mutualistas obrigatórios; alguns podem ser parasitas fracos de plantas e de frutos e grãos estocados; alguns são fermentadores; outros, simbiontes com invertebrados, em relação ainda obscura, com autores advogando o comensalismo ou o mutualismo; e, finalmente, alguns outros representantes podem ser...
tracking img