zordon

1407 palavras 6 páginas
Exercícios:
1 Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos.

Resposta:
É a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola Austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços.
Inflação de custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem e que leva ao aumento deste, por exemplo: imagine que por algum motivo qualquer o preço do trigo aumentou vertiginosamente no mercado internacional. Dado que nosso trigo e importado seu aumento impactaria diretamente os preços dos bens que o utiliza como materia prima. O pão francês por exemplo. Cimento, Petróleo são outros bons exemplos de insumos que tendem a provocar inflação de custos.
Inflação de demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra através do aumento no preço desse bem. Por exemplo: Num inverno atípico faz enorme calor o que provoca uma súbita procura no mercado por aparelhos de ar condicionado, no entanto as empresas não contavam com um inverno tão quente e não se prepararam para um aumento na demanda nessa época (dado que em economia no curto prazo a oferta e fixa), logo o que é natural acontecer é o preço de tais aparelhos subirem para reequilibrar oferta e demanta. O mesmo acontece com ventiladores, sorvetes, roupas leves, etc. O comportamento de frutas e verduras na entre safra são outros bons exemplos de inflação de demanda.

2 Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

Resposta:
A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode

Relacionados

  • Zordon
    443 palavras | 2 páginas
  • ARTIGO CIENT FICO O Desafio Da Sustentabilidade Na Constru O Civil 1
    5031 palavras | 21 páginas