Zootecniageral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.P. PROFESSOR SEBASTIÃO VASCONCELOS SOBRINHO.

Eduardo Linhares da silva

Fatores antinutricionais dos alimentos

TIAGUÁ
2012

Eduardo Linhares da silva

Fatores antinutricionais dos alimentos
(sorgo, milho, farelo de soja, amendoim, torta de algodão)

Trabalho apresentado a E.E.E.P. Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, como parte das exigências da disciplina de zootecniageral, para obtenção de nota referente ao semestre do ano letivo de 2012.

Orientador; Aparecido porto.

TIANGUÁ
2012

Agradecimento

Agradeço a Deus por nunca me abandonar e me dar grandes oportunidades e agradeço aos meus pais que são minha base, são aqueles em que eu posso me apoiar em todos os momentos.

Dedicatória


Dedico este trabalho aos meus pais, aosprofessores, amigos e irmãs que me ajudam muito no decorrer deste caminho.

Índice
Introdução...................................................................................................................06
Fatores antinutricionais do milho......................................................................07

Fatores antinutricionaissorgo...........................................................................08

Fatores antinutricionais farelo do algodão........................................................09

Fatores antinutricionais da soja e amendoim....................................................10
Considerações finais..........................................................................................11
Referenciasbibliográficas..................................................................................12

06

Introdução

O termo “fator antinutricional” tem sido usado para descrever compostos ou classes de compostos presentes numa extensa variedade de alimentos de origem vegetal, que quando consumidos, reduzem o valor nutritivo desses alimentos. Eles interferem na digestibilidade, absorção ou utilização de nutrientes e, se ingeridos emaltas concentrações, podem acarretar efeitos danosos à saúde, como diminuir sensivelmente a disponibilidade biológica dos aminoácidos essenciais e minerais, além de poder causar irritações e lesões da mucosa gastrintestinal, interferindo assim, na seletividade e eficiência dos processos biológicos.


Os fatores antinutricionais presentes em alimentos podem provocar efeitosfisiológicos adversos diminuir a biodisponibilidade de nutrientes. Nos grãos das leguminosas verifica-se.

A ocorrência natural de inibidores de enzimas proteolíticas, como por exemplo, a tripsina. A ação destes inibidores no trato gastrintestinal leva à redução da disponibilidade dos aminoácidos. No entanto, na nutrição humana algumas dessas substâncias antinutricionais apresentam pequenoimpacto, pois são termolábeis e geralmente são destruídas nas condições normais de preparo, doméstico ou industrial, dos alimentos. Outrossim, a utilização cada vez maior de alimentos in natura ou o uso de baixas temperaturas de cozimento podem expor a população aos efeitos deletérios desses antinutrientes.

07


Fatores antinutricionais do milho

Micotoxinas
São compostos químicosvenenosos causados por fungos. Alguns deles são regularmente encontrados em alimentos e rações animais como grãos e sementes. O desenvolvimento de fungos no milho armazenado depende principalmente das condições de umidade.
Temperatura, nível inicial de contaminação e condições físicas dos grãos. A atividade fúngica pode estar associada à produção demicotoxinas. As mais frequentes no milho são aAflatoxina e a Zearalenona. A flatoxina é produzida pelos fungos do gênero
Aspergillus, e normalmente aparecem nos meses de janeiro a abril, em condições de alta temperatura e umidade. Tem efeito cancerígeno, causando principalmente lesões hepáticas. A zearalenona é produzida pelos fungos do gênero
Fusarium tem maior incidência nos meses de abril a julho quando ocorrem oscilações de...
tracking img