Zoologia de invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Odonata
A ordem Odonata (do grego odontos, dente + ata, caracterizado por) da classe Insecta compreende aqueles insetos conhecidos como libélulas (no Brasil) oulibelinhas (em Portugal e nosPALOP). O termo Odonata refere-se tanto ao grupo quanto às espécies da subordem Epiprocta em geral, ou à infra-ordemAnisoptera em sentido estrito.
Acreditava-se que Anisoptera fosse uma subordem, e queexistisse uma terceira, Anisozygoptera (libélulas primitivas). Entretanto estas foram agrupadas na subordem Epiprocta.
Estes insetos têm como característica uma cabeça arredondada, cobertaprincipalmente de olhos facetados, pernas que facilitam a captura de presas (outros insetos) em vôo, dois pares de asas longas e transparentes que se movimentam de modo independente, e um elegante abdome.
Asubordem Epiprocta inclui as libélulas e a infraordem Anisoptera (libélulas verdadeiras).

2 – Lepidoptera
Lepidoptera é uma ordem de insectos (lepidópteros) muito diversificada que incluias borboletas e um grupo chamado de traças em Portugal ou mariposas noBrasil. O grupo inclui insectos com dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. O ciclo de vida doslepidópteros é holometabólico e engloba quatro etapas: ovo, larva (quando é especificado por lagarta), pupa (especificada como crisálida) e imago (a fase adulta).
Existe boa diversidade de formas ecomportamentos dentre os lepidópteros. É comum em varias especies o uso de aposematismo, mimetismo e camuflagem(tanto na fase adulta quanta na larval) como meios de defesa contra predadores. Algumastambém apresentam toxinas no corpo, sendo que no caso de algumas lagartas esta pode ser "injetada" em seus atacantes por meio de cerdas que o animal possui no dorso.
Algumas espécies possuem um tempode vida extremamente curto quando chegam à fase adulta, em muitos casos apenas o necessario para a reprodução. Geralmente nestes casos, o animal adulto nem sequer se alimenta, possuindo o aparelho...
tracking img