Zoologia de invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia dos Myriapoda


1) Características gerais e sua classificação (Filo, Subfilo e Classe)

Os miriápodes apresentam corpo com dois tagmas: cabeça e tronco. A maioria com ocelos simples, um par de antenas, mandíbulas com enditos articulados. As primeiras maxilas são livres ou fundidas; as segundas maxilas parcialmente fundidas ou ausentes. Há numerosos segmentos pós-cefálicosformando um tronco  indiferenciado, todos com apêndices unirremes; exoesqueleto bem desenvolvido sem camada cerosa. A maioria com glândulas repugnatórias laterais nos segmentos do tronco. Os túbulos de Malpighi derivados da ectoderme auxiliam na excreção. Sua copulação é indireta, o desenvolvimento é direto e o trato digestório é simples, sem cecos digestórios.
Estão agrupados no filo dos Artrophoda, nosubfilo dos Myriapoda e apresentam quatro classes - Chilopoda, Diplopoda, Pauropoda e Symphyla



2) Quantos tagmas apresentam e quais são os apêndices cefálicos?

Os Miriápodes apresentam apenas dois tagmas: cabeça e 
tronco alongado, homônomo e multissegmentado.
Possuem quatro pares de apêndices cefálicos: antenas, 
mandíbulas, primeiras maxilas e segundas maxilas.



3) Quala característica sinapomórfica do grupo?









4) Quais os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas e a excreção. Qual a posição corporal que estão localizados tais órgãos? Eles possuem espiráculo?

A troca gasosa nos miriápodes é realizada através de um sistema de traqueias, enquanto a excreção é efetuada pelos túbulos de Malpighi (nefrídios saculiformes - ou glândulas coxais –também estão presentes). Esses órgãos estão localizados no tagma do tronco do animal (os nefrídios saculiformes são encontrados nos segmentos da cabeça).
Eles apresentam espiráculos que nunca se fecham, formando assim, uma avenida eterna para a inevitável perda d’água.


5) Seu cérebro é tripartido? Justifique.

Sim. Ele possui um cérebro tripartido porque está dividido em protocérebro,deuterocérebro e tritocérebro. O deuterocérebro é a divisão mais desenvolvida, pois apresenta o par de antenas.














































Biologia comparativa entre Chilopoda e Diplopoda



6) Informe para ambos os grupos qual o seu habitat e sua alimentação



DIPLOPODA

Habitat: evitam a luz, vivem porbaixo de folhas, rochas, cascas de árvore e troncos e no solo. Um número grande habita cavernas.
Alimentação: a maioria é herbívora, alimentando-se principalmente de vegetação em decomposição que é, geralmente, umidecido por secreções. Alguns podem ser carnívoros ou onívoros podendo se alimentar de falandídeos, insetos, centopeias e minhocas. Alguns piolhos-de-cobra ingerem terra a partir daqual ingerem a matéria orgânica.


CHILOPODA

Habitat: regiões temperadas e tropicais, desde o nível do mar até altas elevações no solo e no húmus; embaixo de pedras, cascas de árvores e troncos.
Alimentação: são predadores providos de uma garra com veneno; alimentam-se de vermes, insetos, aranhas e pequenos moluscos.



7) Esquematize a morfologia externa de ambosos grupos.


























8) Como podemos distinguir estes grupos quanto a sua morfologia externa (por exemplo, quanto à cabeça e tórax (cauda) e quantidade de apêndices)?

DIPLOPODA

Possuem exoesqueleto calcário e algumas espécies os olhos podem estar ausentes. Possuem um par de antenas com pelos táteis.
Seus segmentos são troncos duplos oudiplossegmentados, derivados da fusão de dois somitos originalmente separados. Cada diplossegmento porta dois pares de pernas.
A cabeça tende a ser dorsalmente convexa e ventralmente achatada. Os lados da cabeça são recobertos pelas bases convexas das mandíbulas muito grandes; a borda cortante da mandíbula porta dentes e uma superfície raspadora.
A maioria tem o corpo cilíndrico, mas podem apresentar...
tracking img