Zona oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Área de Integração

A identidade Regional – Zona Oeste


Índice

I. Introdução
II. Municípios
III. As Paisagens
IV. As carateristicas Físicas do território
* Relevo e a natureza geográfica
* Rede hidrográfica e o regime dos rios
* A flora e a fauna
V. As carateristicas humanas do território
* Património histórico
* Património cultural* A população
VI. As atividades económicas
* A agricultura
* A pesca
* A indústria extrativa
* A indústria transformadora
* Serviços

Introdução

Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Área de Integração, dada pelo Professor Fernando Braz.
Com a realização deste trabalho pretendo alargar o meu conhecimento sobre o espaço que merodeia, nomeadamente da Região Oeste, e entender a sua inserção no espaço nacional.
Neste trabalho irei tratar assuntos de extrema relevância para qualquer comunidade, tais como:
a. As Paisagens existentes e as suas carateristicas
b. As carateristicas Físicas do território da zona oeste
c. As carateristicas humanas do território da zona oeste
d. As atividades económicas da zonaoeste

Municípios

O Oeste é uma região de belas paisagens, magnificamente preservada, que se estende do Oceano Atlântico ao conjunto montanhoso Montejunto-Aire e Candeeiros, até às “portas da capital” e ao Pinhal de D. Diniz (Leiria).
É um território de luminosidade intensa e clima ameno, em que a costa marítima e o campo se fundem de forma singular, numa mancha verde salpicada de casariobranco, com o azul do oceano em pano de fundo, povoada de gente hospitaleira, que se divide entre o apego à terra e o chamamento ancestral do mar.
Constituída pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, é espaço único, de ruralidade moderna, unido por uma herança culturalcomum, cimentada em séculos de cultura da vinha e de tradições marítimas e piscatórias.
A proximidade a Lisboa e a situação estratégica na ligação a outros centros urbanos de referência tem sido a base do desenvolvimento da região Oeste. As autoestradas A8 (Lisboa/Leiria), (A17/A29 a ligar ao Porto) e A15 (Óbidos/Santarém), em conjugação com a IP6, A1, A23 (esta ligando a Espanha) tornam o acessoao Oeste extremamente fácil e rápido e transformam qualquer deslocação à região num passeio cómodo e agradável. Ao mesmo tempo, a facilidade de acessos aos aeroportos internacionais de Lisboa e Porto, facilitam a ligação do Oeste a todos os grandes centros de Portugal e da Europa.

As Paisagens

Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes emdeterminado local. Uma outra definição tradicional de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc. A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.
Na zona oeste temos diversossítios onde podemos passear, praticar desporto ou outra atividade de interesse. Podemos dar passeios pedestres no Paul da Tornada (Caldas da Rainha), uma jornada na Reserva da Ilha da Berlenga, única reserva marinha do País, cujas águas límpidas e a fauna abundante convidam a um mergulho, uma visita aos circuitos da Serra do Socorro, uma visita à Área da Paisagem Protegida da Serra de Montejuntoe do Parque da Serra D’Aire e Candeeiros, que certamente farão as delicias dos amantes da espeleologia, do montanhismo e do alpinismo, um passeio pelo Planalto das Cesáreas, e a prática dos mais diversos desportos náuticos na Lagoa de Óbidos e na Baía de São Martinho do Porto.
As falésias do oeste e a Serra de Montejunto reúnem condições de exceção para a prática de parapente, asa delta,...
tracking img