Zoeira123

1102 palavras 5 páginas
Cresce a Incidência dos Males Crônicos

Doenças crônicas são doenças que não podem ser curadas em um curto tempo, normalmente três meses, porém são extremamente sérias, como o câncer, diabetes, e a hipertensão. Essas doenças podem ou não ser totalmente curáveis, ás vezes somente controladas, e ainda podem ser transmitidas de varias formas. Podem ser adquiridas por hereditariedade, má-formação congênita, disfunção orgânica, exposição a condições ambientais agressivas ou por hábitos alimentares, entre outros fatores.
Os principais fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis são: * Colesterol alto; * Pressão arterial elevada; * Obesidade; * Tabagismo; * Consumo de Álcool; * Alimentação sem frutas e vegetais; * Exposição à poluição ou à radiação solar;
E segundo dados estatísticos da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 57 milhões de mortes em um ano, 59% são devido a doenças como as doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes, obesidade e câncer.
A diferença na intensidade com que as doenças transmissíveis atingem os países é grande: entre os desenvolvidos, as dez causas de morte mais relevantes são males crônicos não transmissíveis. Já entre os mais pobres, quatro entre as dez principais causas de morte são as doenças infecciosas. Por exemplo, enquanto na África a taxa de mortalidade por doenças transmissíveis, entre os homens, é de cerca de cinco a cada dez mil pessoas, na Europa essa proporção é de um para cada dez mil.
Mais de 36 milhões de pessoas morrem por ano em consequência de doenças crônicas não transmissíveis, 63% das mortes em todo o mundo. Cerca de 20% desses óbitos ocorrem em países ricos, os demais 80% se dão em países de renda média e baixa. Na África, 40% dos adultos em vários países têm pressão alta, e a maioria deles nem sabe que sofre desse mal. Enquanto o índice de pressão alta está caindo, na África só tem aumentado.
Ainda segundo a OMS, mais de 220 milhões de pessoas tem

Relacionados