zika do baguio

310 palavras 2 páginas
A Floresta Amazônica está espalhada por territórios de vários países, mais predominantemente no Brasil. Sendo uma das maiores florestas tropicais do mundo, é rica em sua biodiversidade, levando o apelido de "pulmão do mundo". Além de que possui rios com a maior reserva de água doce do mundo.Outra característica importante presente na floresta é o grande equilíbrio dos ecossistemas.
É uma floresta tropical fechada, na qual forma-se por árvores de grande porte, situadas perto uma da outra, assim sendo, as espécies de vegetações rasteiras se apresentam em pouca quantidade. Possuindo um ótimo equilibro nos ecossistemas a flora mantêm-se por esse motivo, uma vez que o solo é pobre, possuindo poucos nutrientes. Encontra-se na Floresta Amazônica cerca de 30 mil espécies vegetais
A fauna da floresta Amazônica é uma das mais ricas do planeta, tendo em seu conjunto espécies de aves, roedores, insetos, répteis e anfíbios que em sua maioria são inexistentes em outros ecossistemas. Outra surpreendente característica dessa área é a diversidade de espécies de peixes, que é a maior do mundo variando entre 2500 e 3000 espécies diferentes.
A floresta Amazônica possui uma formação de depressões e planícies predominantes, na qual o rio Amazonas possui uma variação de planícies entre 100 e 200 metros acima do mar. Existem três principais tipos de relevo na floresta, ao sul se localiza o planalto Central, ao norte o planalto das Guianas e ao centro possui a planície sedimentar. O solo da floresta não possui grande fertilidade por ter um caráter arenoso, ácido e pobre.
O clima de maior predomínio na floresta Amazônica é o equatorial úmido e sub-úmido, na qual esse clima resulta em temperaturas elevadas e um grande índice pluviométrico. Com base nisso a floresta tem um clima caracterizado em duas épocas diversas a seca e a chuvosa.

Relacionados

  • fghjkl
    263 palavras | 2 páginas