Zigbee: economia de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ZIGBEE:
MINIMIZA O CONSUMO DE ENERGIA.

Jonas Felipe Freitas da Silva
Jonas.felipe@outlook.com

Resumo
O controle e limite do consumo energia são politicas primordiais para preservação do meio ambiente, quanto menos energia for consumida menos recursos serão desperdiçados para geração de energia, a ferramenta utilizada recentemente nas engenharias para minimizar o problema com o consumo deenergia é o uso de sensores sem fio utilizando o padrão zigbee. Solução viável, de baixo custo e de baixo consumo de energia, para ajudar no controle do consumo de energia. A metodologia usada para desenvolver este artigo foi de consulta bibliográfica. Permite compreender melhor o funcionamento das tecnologia zigbee no controle do consumo de energia seja ela pessoal, ou institucional.Palavras-chave: Zigbee, IEEE802.15.4, Smart Energy, consumo de energia.

Introdução

O crescimento populacional está explicitamente visível no dias atuais e de acordo com dados que o IBGE (2012) divulgou dia 31 de agosto de 2012, as estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2012. Estima-se que o Brasil tenha 193.946.886 habitantes,3.191.087 a mais do que em 2010,e junto com o crescimento populacional está o consumo de energia, segundo também o IBGE cada habitante consumiu em 2010 cerca de 52,9 gigajoules o maior índice da historia.
Controlar do consumo da energia é uma possível solução para amenizar os problemas futuros para geração de energia, quanto menos energia for gasta mais dela pode ser armazenada, segundo aEmpresa de Pesquisa Energética – EPE o consumo de energia no Brasil em 2011 teve um aumento de 51,84% em relação ao ano de 2001 um crescimento grande para o uma década.

Figura 01 – Tabela de consumo de energia no Brasil entre os anos de 1995 e 2011

Fonte: Empresa de Pesquisa Energetica e Eletrobras (2012)
Uma forma recentemente utilizada pelas engenharias para o controle do uso da energia éutilizar sensores, esses sensores são distribuídos pelo ambiente que deseja obter o controle e eles são responsáveis por funções simples como desligar as lâmpadas caso não exista ninguém presente no ambiente.
Em ambientes maiores se recomenda a utilização de um controlador central, responsável por receber todas as informações dos sensores e de acordo com suas configurações responder com ações a seremtomadas, como por exemplo apague as luzes, desligue o ar condicionado, como também ele pode controlar o consumo de todos os utensílios e emitir alertas sobre o consumo exorbito de determinado equipamento.
Um padrão de comunicação entre sensores bastante difundido é o Zigbee, e por diminuir o consumo de energia dos sensores é a melhor opção para a praticar de controlar o consumo de casas,escritórios, industrias e qualquer outro tipo de instituição que deseja minimizar os gastos com eletricidade.

1. Zigbee

O Zigbee é um padrão de tecnologia sem fio utilizado de diversas maneiras e facilmente adaptáve a outras funcionalidades onde se deseja utilizar comunicação sem fio. O protocolo IEEE 802.15.4, que determina características e padrões de comunicação que serão adotados peloZigbee, que faz com que ele possa ser utilizado em diversos países sem problemas.
Desenvolvido pela Zigbee Alliance (2012), o Zigbee tem como principais características:
a) Operação global na faixa de frequência de 2,4 GHz de acordo com IEEE 802.15.4;
b) Operação regional no 915MHz (Américas) e 868MHz (Europa);
c) Frequência solução ágil operando com mais de 16 canais na frequência de2,4 GHz;
d) Incorpora mecanismos de economia de energia para todas as classes de dispositivos;
e) Mecanismo de descoberta com a confirmação plena aplicação;
f) Mecanismo de emparelhamento com a confirmação plena aplicação;
g) Topologia em estrela múltipla e inter-pessoal rede (PAN) de comunicação;
h) Várias opções de transmissão, incluindo a broadcast;
i) Mecanismo de...
tracking img