zezin no mundo moderno

1787 palavras 8 páginas
fEnergia Elétrica no Brasil: Contexto Atual e Perspectivas
1 – Introdução
A energia é um tema estratégico da comunidade internacional desde a década de 1970/80, inserida no conceito de desenvolvimento sustentável e de um uso mais eficiente dos recursos naturais do planeta. Na verdade, o tema ganhou importância, no século passado, com o surgimento de novos atores e uma competição acirrada pelos recursos naturais e econômico/financeiros mundiais, além da perene busca pela segurança energética, essencial para o desenvolvimento.
Este artigo enfoca a energia elétrica no Brasil e as suas peculiaridades no novo modelo institucional do setor elétrico nacional. Em específico, após apresentar um breve panorama do setor de energia elétrica, algumas questões relevantes do tema são tratadas, considerando o seu desenvolvimento no futuro.
Assim, serão abordados os seguintes tópicos: aspectos macroeconômicos, modelo institucional do setor elétrico nacional, operação e expansão do sistema elétrico nacional, aspectos técnicos, ambientais e financeiros, consumidor de energia elétrica, considerações gerais e conclusões.
2 – Aspectos Macroeconômicos
O mundo consumiu, em 2011, cerca de 13 bilhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo), representando 48 vezes a demanda brasileira de energia. Deste montante, 81% são oriundos de combustíveis fósseis, responsáveis por emissões de CO2 da ordem de 31 bilhões de toneladas, 65% das emissões globais mundiais.
Uma expressiva fração da demanda mundial de energia, mais precisamente 37%, ou 4,8 bilhões de tep, foi destinada à geração de energia elétrica, resultando em 22 mil terawatts/hora (TWh) gerados, equivalentes a 39 vezes o montante gerado no Brasil.
Entre todas as formas secundárias de energia, a eletricidade é a que melhor se adapta e se insere na vida moderna. De fato, a energia elétrica é a fonte mais nobre e mais versátil, estando presente em todos os usos energéticos finais dos consumidores. É, certamente, a que mais

Relacionados

  • Os Gêneros do Discurso na Obra Operística de Elomar Figueira Mello
    58704 palavras | 235 páginas
  • comedia
    3410 palavras | 14 páginas
  • ESTUDO DE CASO DO FILME SCARFACE
    10304 palavras | 42 páginas
  • Guerrilha do araguaia
    73511 palavras | 295 páginas