Zero absoluto – a conquista do frio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juina

Zero Absoluto – A Conquista do Frio

Discente: Andriele Terres
Docente: Maxson
Curso/Turma: Meio Ambiente 2º“A”

Introdução:
Este relatório tem como objetivo transmitir a experiência adquirida em sala de aula com o documentário Zero Absoluto: A conquista do frio, que foi passado aos alunos do 2º A MeioAmbiente no dia 01 (um) de Dezembro de 2012 (Dois mil e doze).
Documentário que acompanha o trabalho dos cientistas, a partir do início do século XX, para chegar ao Zero Absoluto,273º Celsius abaixo de zero, o limite teórico inferior da escala, uma temperatura que continua experimentalmente inatingível. Uma ótima oportunidade para conhecer ou recordar as leis datermodinâmica.
Resumindo de forma prática, o zero absoluto é a temperatura mais baixa possível que se pode alcançar com qualquer substância, pois quando ela atinge essa temperatura de resfriamento, o grau deagitação das moléculas é praticamente zero. Por fazer as moléculas terem o seu grau de agitação muito próximo a 0 que essa temperatura e considerada a máxima de resfriamento. A teoria consiste nisso,porém na prática atingir esse valor é difícil.

Desenvolvimento:
Zero Absoluto: A conquista do frio, conta a trajetória de quatro séculos de pesquisas sobre o controle da temperatura. Começa noséculo 17, em Westminster, na Inglaterra, com a aposta de um mágico da corte que diz poder fazer o rei congelar, morrer de frio em um dia quente de verão. É uma das primeiras experiências conhecidassobre o controle da temperatura ambiente - um protótipo pioneiro do ar-condicionado, que só se tornou realidade no século XX.
O estudo do frio foi e é de extrema importância, pois com os estudospode-se desenvolver a tecnologia ultrafria que por sua vez ajuda e pode alterar a forma como vivemos e interagimos.
Em 1670 Boyle, através de uma experiência feita com um tubo de vidro em...
tracking img