Zeitgeist - adriano litvin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adriano Litvin
Zeitgeist é um termo alemão que traduzido literalmente significa espírito (ou fantasma) do tempo. Um entendimento mais aprofundado nos remete a carga intelectual e cultural do mundoem um determinado período. E é disso que trata o documentário em questão: o conhecimento do homem; todo o saber da sociedade ocidental estar embasado em mentiras e mitos que moldam o homem tal como umboneco inanimado e sem capacidade de se posicionar de acordo com seus interesses, sendo manipulado por uma elite através de séculos de mentiras.
Dividido em três partes, o filme começa expondo averdade por trás do principal mito em que se baseia a sociedade contemporânea. Uma mentira que vem sendo contada há quase dois mil anos, e que teria gerado diversas guerras, torturas, retrocessos etodas as formas de derramamento de sangue imagináveis. Uma mentira capaz de penetrar tão a fundo nas pessoas que as moveriam cegamente em seu nome, através do medo da penitência e da expectativa deredenção. Uma mentira de fé com nome e sobrenome: Jesus Cristo. O narrador descreve uma série de “coincidências” que nos apresentam a verdadeira identidade de Jesus: o Sol, nosso astro maior, muso inspiradorde tantas outras lendas ao longo da história da humanidade, como o deus egípcio Hórus. De fato, o entendimento da mitologia cristã como uma bem-elaborada metáfora astrológica baseada na culturaancestral egípcia não é o que lhe atribui valoração negativa, mas sim, a utilização que lhe foi atribuída: forma de controle de massas e prerrogativa maior para inúmeros crimes cometidos contra a humanidadeao longo de quase dois séculos, em favor de apenas um pequeno grupo: aqueles que sabem a verdade.
O conhecimento é, sem dúvidas, a forma mais antiga, eficiente e definitiva de manipulação depessoas. Saber é sinônimo de poder, e, assim, a ignorância é o caminha mais rápido para a dominação. Em um primeiro momento, em meio ao bombardeio de informações obtidas por civilizações tão remotas,...
tracking img