zdfgdfg

564 palavras 3 páginas
Biografia
Simmel nasceu na Alemanha em 1858, de descendência judia, ainda jovem recebeu uma herança de seu pai o que ajudou na sua vida de estudos.
Cursou história e filosofia na Universidade de Berlim e recebeu seu doutorado baseado em Kant em 1881.
Ao receber esse doutorado lecionou por 15 anos como “Privatdozent ” na faculdade onde estudou. Mas só em 1901 com 43 anos as autoridades acadêmicas concordaram em dar-lhe o posto de “Ausserordentlicher Professor”, um título maior, mas que ainda não o permitia participar dos assuntos da comunidade acadêmica.
Simmel escreveu seis livros e mais de setenta artigos. Devido ao seu sucesso, o sociólogo tentou uma promoção acadêmica, mas foi rejeitado.
Ele desempenhava um papel ativo na vida intelectual e cultural de Berlim. Frequentava vários lugares e junto com Weber e Toennies, foi cofundador da “Sociedade Alemã de Sociologia”.

Em 1914 ele chegou à Universidade de Estrasburgo tornando-se titular, mas devido a 1º guerra as aulas foram interrompidas e as salas tornaram hospitais militares.

Em 28 de setembro de 1918, pouco antes do fim da guerra, Georg Simmel morreu de câncer no fígado, em Estrasburgo.

Adendo: Na metade do século XIX surgiu o neokantismo, movimento filosófico, opondo se ao idealismo de Hegel e ao positivismo. Sendo Kant, base para vários sociólogos famosos.

Contexto histórico
Antes da unificação, o território germânico era dividido em 39 estados. Em destaque, a Prússia e Áustria eram os representantes dos maiores estados detendo o maior poder e decidindo quase tudo. Por outro lado havia um conflito de interesses entre Áustria e Prússia. Enquanto a Áustria era contrária à unificação, a Prússia era favorável, pretendendo aumentar seu poder sobre o território germânico e ampliar o desenvolvimento industrial.
Em 1850, a Prússia já ultrapassava economicamente a Áustria, mas apenas em 1862 veio a liderança política com o rei Guilherme I que faz uma reforma nas forças

Relacionados