zcxvxv

548 palavras 3 páginas
Aprendizagem
Cristiane Guimarães
Uma conceituação... A aprendizagem é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiências ou prática.
É pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade.
Um dos temas mais estudados pela psicologia por razões óbvias: quase a totalidade de nossos comportamentos é aprendido.
Precisamos aprender praticamente tudo: vestir, comer, andar, falar....
A aprendizagem humana começa antes mesmo do nascimento e continua até a morte.
Se se pretende entender o comportamento e as atividades, os interesses e as atitudes, os ideais e crenças, as habilidades e conhecimentos que caracterizam qualquer ser humano, é essencial compreender o processo de aprendizagem.
A aprendizagem e a maturação constituem as duas maiores influências que afetam o comportamento humano.
Apesar disso é um engano pensar que a aprendizagem leva, invariavelmente, a um crescimento pessoal ou social. Não aprendemos somente os comportamentos que nos tornarão melhores, mais capazes ou mais felizes. Também aprendemos comportamento inúteis ou prejudiciais, como fumar ou ingerir drogas.
É a capacidade de aprender que torna possível às gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso.
Os costumes, as leis, a religião, a linguagem e as instituições sociais têm-se desenvolvido e perpetrado, como um resultado da capacidade do homem para aprender.
Comportamento aprendido X comportamento instintivo
Comportamento instintivo é concebido como aquele comportamento complexo, universal, uniforme para cada espécie, de aparecimento súbito, não requerendo treinamento ou aprendizagem prévia e tendo valor de sobrevivência.
Ele se distingue do comportamento reflexo porque este ocorre num grupo específico de efetores e é evocado pela estimulação de

Relacionados