zccxxz

2302 palavras 10 páginas
Ergonomia e design: Proposta de posto de trabalho para costureiras com adaptação para gestantes

Uriah Izayra Marcilio (UTFPR) uryahm@yahoo.com.br
Guataçara dos Santos Junior (UTFPR) guata@utfpr.edu.br
João Luiz Kovaleski (UTFPR) kovaleski@utfpr.edu.br

Resumo:
Com o crescimento do setor de confecções no Paraná, houve aumento da demanda ergonômica para analisar as condições de trabalho nas estações para costureiras. Um estudo de caso foi efetuado em uma empresa da cidade de Maringá. Foram aplicados princípios ergonômicos, seus requisitos bem como a metodologia ERGOMATER/IBV/Espanha, subsidiando a análise do posto de trabalho no intuito de propor uma solução.

Palavras chave: Costureiras, Posto de Trabalho, Gestantes.

Ergonomics and Design: proposal of workstation for dressmaker with adaptation for pregnant

Abstract
With the growth of the section of makings in Paraná, there was increase of the ergonomic demand to analyze the work conditions in the stations for dressmakers. A case study was made in a company of the city of Maringá. They were applied ergonomic beginnings, your requirements as well as the methodology ERGOMATER/IBV/, subsidizing the analysis of the work position in the intention of proposing a solution.

Key-words: Dressmaker, Workstation, Pregnant

1 Introdução
Com o crescimento do setor de confecções no estado do Paraná, houve também o aumento da demanda ergonômica dada à falta de preocupação com as condições adequadas de trabalho. A incidência de dores osteomusculares entre as costureiras aumenta com o crescimento destas profissionais no mercado de trabalho, agravando-se no processo gestacional, devido à vulnerabilidade a vários desconfortos físicos e emocionais, decorrentes às alterações na produção de hormônios entre outras ocasionadas pela gravidez e por falta de mobiliário adequado e este tipo de atividade.
Conforme dados da Associação Paranaense da Indústria Têxtil e do Vestuário

Relacionados