Zara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falamos da concorrência das grandes redes (Renner e C&A), prometemos um post especial sobre a Zara, sonho de consumo de qualquer lojista de moda. Encontramos material de excelente qualidade na revista Varejo & Oportunidades, e reproduzimos pra você o que eles chamaram "As Regras de Ouro" da Zara...
A Zara não dita tendências, prefere segui-las. Também evita colaborações com estilistasfamosos e gastos elevados com publicidade. A rede envia farejadores para acompanhar os principais desfiles, descobrir novas idéias e monitora a concorrência, ambientes universitários, clubes e cafés, além de eventos relevantes para o estilo de vida de seu público, entre 18 e 35 anos de idade. No seu segmento, tanto na Europa e EUA, é crescente a participação dos hipermercados e das cadeias de lojasde marca própria como a Gap na venda de confecções, enquanto as lojas multimarcas e as lojas de departamento perdem mercado, como aconteceu com britânica Marks & Spencer. Os preços da Zara costumam estar acima dos praticados pela C&A e H&M, porém abaixo da Gap. A H&M pratica preços ligeiramente inferiores aos da Zara. Entre seus concorrentes estão a Gap, H&M e Benetton. Já seus custos publicitáriossão baixos, ao redor de 0,3% sobre as receitas, enquanto concorrentes aplicam de 3 a 4%. A Zara ultrapassou a sueca H&M, e a norte-americana Gap sofre as agruras econômicas daquele mercado – o que se torna uma oportunidade para a Zara diminuir a diferença com a líder global.
O pulo do gato aconteceu mesmo no terreno da gestão. Os estrategistas da Zara enfrentaram o desafio de adaptarem astécnicas do Just-in-Time em seu sistema produtivo, apesar das dificuldades em função de diversas complexidades na cadeia de suprimentos. Em associação com a própria Toyota, a Zara passou a apresentar um importante diferencial competitivo justamente em sua rapidez na introdução de novos modelos de roupas, resultados que se devem ao sistema JIT. Uma vantagem é a manutenção de estoques onerosos no mínimo.Para tanto exerce forte controle sobre a cadeia de suprimento. Cerca da metade dos produtos vendidos é adquirida junto a fabricantes asiáticos de baixo custo, normalmente itens básicos, por exemplo, camisetas e lingerie. Além disso, apenas entre 15 e 25% dos produtos da Zara são produzidos antes da estação, outra fatia de 50 a 60% no início, e o restante é feito durante a própria estação. Umaequipe de cerca de 200 designers é responsável por quase 40 mil criações anuais – volume bastante superior ao que os concorrentes conseguem lançar.
A Zara utiliza uma estratégia de cadeia de suprimento híbrida, segundo a qual uma parte da demanda é estável e previsível e o restante segue o padrão inverso. A empresa lida com estoques na sua forma genérica, isto é, de acordo com padrões semi-acabados, àespera da montagem final – o que tem sido conceituado como postponement.Outra forma de entender esse termo é a configuração retardada, baseada no princípio de que o design dos produtos segue plataformas ou módulos, porém, a sua montagem final apenas ocorre quando há uma demanda do mercado. O conceito de postponement se verifica quando o movimento físico e a forma final de um produto se atrasam aomáximo, até que a demanda ocorra, a fim de se reduzirem os riscos com estoque. Várias empresas globais empregam este conceito, entre elas a Hewlett-Packard, IBM, Dell, Benetton e a Zara, a fim de reduzir custos e atuar com foco em diferentes mercados, para atender às exigências locais. Assim, o postponement não somente reduz riscos de estoques, mas também é uma estratégia de personalização deprodutos. Empresas como Benettton, Zara e Levi´s apresentam estruturas produtivas descentralizadas e terceirizam etapas mais intensivas em mão-de-obra.
Mais da metade dos tecidos comprados é sem tingimento, de modo a possibilitar maior flexibilidade. Sua subsidiária Comditel, empresa do grupo Inditex, tinge e faz a padronagem dos tecidos. Cerca de 40% das confecções são produzidas internamente, e...
tracking img