Zaha hadid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ZAHA HADID
A arquiteta iraquiana Zaha Hadid, nasceu na cidade de Bagdá no ano de 1950, formou-se em matemática na Universidade americana de Beirute, mas foi em Londres que iniciou os estudos dearquitetura na Architectural Association, onde se formou em 1977. Foi membro do Office for Metropolitan Architecture (OMA) e trabalhou no começo da carreira com o famoso arquiteto Rem Koolhaas.
ZahaHadid foi a primeira mulher que recebeu o prêmio que equivale ao Nobel na arquitetura, o Pritzker Prizer em 2004. Hadid ficou mundialmente conhecida pela ousadia e complexidade de seus projetos, segueo estilo contemporâneo e a corrente do desconstrutivismo. Suas obras são únicas, ousadas e, em grande parte, conceituais de formas fluidas e inovadoras.

Guangzhou Opera House – China

O projetoé resultado de um Concurso Internacional promovido em 2002. O conjunto edificado inclui um teatro de 1.800 lugares, hall de entrada, espaço multifuncional, instalações de apoio e está localizado aosul da área central de Guangzhou, na margem norte do Zhūjiāng (Pearl River), com área total construída em torno de 70.000 m².
À época do concurso o júri destacou: “a forma irregular e escultural daedificação, assim como a composição simples de materiais – vidro e concreto, criam um forte contraste visual em relação à paisagem. Os dois elementos da composição, separados, porém relacionados, dãoum sentimento de força do espaço. O projeto se destaca também pela organização dos fluxos entre a área central da cidade e a edificação e mantém boa relação com o contexto urbano e o rio. O vazioentre os dois elementos da composição arquitetônica não apenas se configura como um espaço para a reunião do público como também valoriza o próprio conjunto edificado. A funcionalidade e a exequibilidadedo projeto de Zaha Hadid são superiores aos demais concorrentes”.

O PARTIDO ARQUITETÔNICO leva em consideração a topografia, a erosão e a geologia, num diálogo entre a arquitetura e a paisagem...
tracking img