ZAAaA

6968 palavras 28 páginas
OS GINÁSIOS VOCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO: A ATUALIDADE DE UM PROJETO CEIFADO PELO REGIME MILITAR

Ângela Rabello Maciel de Barros Tamberlini
Universidade Federal Fluminense angmlini@vm.uff.br Palavras-chave: Ensino Vocacional. Ensino Renovado. Escola e Comunidade.

Introdução

Nos anos 60 do século XX, período privilegiado da história contemporânea, caracterizado por rica produção intelectual e cultural e pela ação firme de uma juventude generosa em sua luta incessante por transformações políticas e de costumes, tivemos o florescimento de movimentos sociais e políticos que almejavam buscar o novo, romper barreiras, incluir, por meio de suas ações, amplas parcelas dos setores populares em processos de participação política, democratizando o acesso não só aos bens materiais, como também aos bens superiores da educação e da cultura. As mais diversas experiências, construídas e vividas com intensidade, foram se delineando ao longo da década e no campo da educação, embora ancoradas em concepções filosóficas diferenciadas, projetos se implementaram tanto no plano formal, como no informal e cremos poder afirmar que a idéia de educação emancipadora era um divisor comum a maior parte destas propostas.
Foi neste período que vicejaram muitos grupos e campanhas de educação popular, tais como os Centros Populares de Cultura, da União Nacional de Estudantes, o Movimento de Cultura Popular e o Movimento de Educação de Base, ambos vinculados à juventude católica progressista, a campanha “De pé no chão também se aprende a ler”, os vários trabalhos e campanhas de Paulo Freire, em Pernambuco e Rio Grande do Norte (CUNHA e GOES, 1985), enfim, o compromisso com as construções coletivas, com a luta pela inclusão social, é que dava a tônica destas ações.
No âmbito da educação formal, o ensino renovado, proposta pedagógica que já surgira em muitos países desde o final do século XIX e adotada no Brasil a partir das reformas estaduais da década de 1920, ganhando dimensão

Relacionados

  • zaaaa
    966 palavras | 4 páginas
  • Cerveja Polar
    4094 palavras | 17 páginas