Z181 PEREGRINA O A TERRA SANTA

573 palavras 3 páginas
ARTIGO PARA O EDITORIAL: A SEMANA: 23/10/2013. Frei Antônio Aparecido de Lima- OFMCap. VIGÁRIO PAROQUIAL.
PEREGRINAÇÃO À TERRA SANTA
A Terra Santa é uma terra sagrada que encanta por sua história incrível, tendo sido palco da trajetória e missão de Jesus na Terra.

Com um grupo de peregrinos de Curitiba e acompanhado pelo Frei Pedro Cesário Palma da Paróquia Nossa Senhora das Mercês com muita paz e espiritualidade, eu nesse mês de outubro, fiz uma viagem à Terra Santa (Israel), motivado pelo desejo de conhecer, segundo a Bíblia, os locais por onde Jesus andou e também para celebrar os 25 anos de Vida Religiosa Consagrada. Foi, portanto, a viagem dos sonhos.
Visitar Israel, além de uma peregrinação, é também uma viagem pela história da humanidade, pois nos leva a lugares e culturas milenares, conhecendo uma das regiões mais ricas em história, cultura e diversidade de tradições e povos. As ruínas de Jerusalém, com seus mais de três mil anos de história, são um testemunho vivo de que as gerações passam, mas as pedras, mesmo não falando, continuam para nos contar a sua história. Diante dessa panorâmica, fizemos uma retrospectiva histórica, uma caminhada ao passado para entender o presente dos lugares considerados santos.
Foi uma bênção passar pelos mesmos locais por onde Jesus teria passado. Estar fisicamente nesses locais, celebrar a Eucaristia, e a oportunidade de ler e meditar sobre os fatos neles ocorridos, levou-me a conhecer uma realidade bem diferente da qual eu imaginava. Ao visitar os mais diversos santuários em Nazaré, Caná da Galiléia, Belém, Jerusalém, Jericó e locais como Monte Tabor, Monte das Bem-aventuranças, Rio Jordão e Mar Morto, passei por emoções e sentimentos que ficarão gravados para sempre em meu coração.
Conhecer Jerusalém foi algo extraordinário e me ajudou a celebrar e tornar presente a memória do passado e aspectos de nossa cultura. É impossível descrever as emoções vivenciadas nas visitas e celebrações nos diversos locais.

Relacionados