Yyyyy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entende-se por clima a sucessão dos estados de tempo de uma determinada região, isto é um conjunto de fenômenos meteorológicos que caracterizam o estado médio da atmosfera de uma dada região, durante o período mínimo de 30 anos. Assim, para determinação do clima é necessária analisar o comportamento dos elementos climáticos, que são diretamente influenciados pelos fatores climáticos.
OClima desértico caracteriza-se por sua aridez (escassez de água) e amplitude térmica anual muito elevada, assim como a amplitude térmica diária – temperaturas muito elevadas durante o dia, porém pode chegar a temperaturas negativas durante a noite principalmente no inverno. Neste clima a precipitação é escassa e irregular, e as estações do ano se diferenciam pelas diferenças de temperatura. Emregiões de clima desértico, há pouca ou nenhuma vida animal e vegetal, e os existentes são extremamente adaptados à região, o mesmo ocorre em relação às redes fluviais. 

O clima desértico pode variar de acordo com o local de ocorrência. Os desertos localizados em regiões próximas aos trópicos são quentes, como o do Saara, no norte do continente africano, e o de Kallaari, na África do Sul.Caracterizam-se pelos contrastes térmicos entre o dia, extremamente quente, com temperatura que pode atingir mais de 50°C, e a noite, bastante fria em virtude da baixa umidade relativa do ar e da irradiação do calor para a atmosfera. 

Os situados em latitudes mais elevadas, em torno de 40°C e 60°C, são frios, ele é encontrado na Mongólia (deserto de Gobi), Turquestão, na Grande Bacia do oestedos EUA e nas Montanhas Rochosas. Esses desertos são caracterizados por invernos frios, com neve e temperaturas elevadas em geral durante todo o inverno, e às vezes no verão também. As temperaturas médias de Inverno nos desertos frios caem entre -2 a 4 graus, e a queda de temperatura média de verão fica entre 21 e 26 graus. O solo nessa área é salgado, lodoso e pesado. A aridez destes desertosdecorre da existência de cordilheiras ou da continentalidade, ou seja, a distância dos oceanos.

Em sua maioria, os desertos encontram-se em áreas continentais, contudo também existem junto aos oceanos, como a região dos Emirados Árabes. Neste caso, há a formação do deserto devido à ação de correntes frias, que condensam as massas de ar quente e úmido, e estas se precipitam no mar, antes deatingir o continente, como o do Atacama no Chile( corrente de Humboldt) da Nalmébia (corrente de Benguela).

Em virtude dos fatos apresentados, pode-se concluir que é fundamental ter conhecimento sobre a localidade em que se é encontrado o clima desértico, para saber distinguir em qual classificação pode ser encaixado.

Os desertos ocupam entre 15% e 20% da superfície do planeta.Eles aparecem em diversas partes do globo, como no oeste dos EUA, no norte e sul da África, no Oriente Médio e parte da Ásia central e no oeste da Austrália.

Em relação à pluviosidade, um climograma de uma área climática desértica registra níveis quase nulos de precipitações, inferiores a 250 mm/ano e irregulares, variando de anos sem registros de chuvas a horas repentinas de chuvas intensas,causando enchentes e estragos. No caso dos locais que abrangem o clima desértico quente, as estações anuais são diferenciadas através dos contrastes entre temperaturas. Contrariando este, no clima desértico frio, as estações do ano são contrastadas pelo índice de pluviosidade onde a precipitação é muito reduzida e ocorre principalmente no verão. À partir da análise de um gráfico do tipo climograma,têm-se, de uma maneira geral, a conclusão de que, em relação à pluviosidade, é registrado baixíssimo índice pluviométrico nas regiões de clima desértico.

Com relação à temperatura, as médias mensais são elevadas. Embora não seja facilmente observável em um gráfico, no clima desértico quente as temperaturas médias mensais,são muito mais elevadas que nas dos climas tropicais. O que se...
tracking img