Yututuyt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noção

É uma sociedade de responsabilidade limitada, no verdadeiro rigor do conceito, porquanto os sócios limitam a sua responsabilidade ao valor das ações por si subscritas. O elemento preponderante neste tipo de sociedade é o capital, que é titulado por um vasto número de pequenos investidores ou por um reduzido número de investidores com grande poder financeiro, sendo por esta razãovocacionada para a realização de avultados investimentos. Os títulos representativos deste tipo de sociedade (ações) caracterizam-se pela facilidade da sua transmissão. 
Responsabilidade 

A responsabilidade de cada sócio é limitada ao valor das ações que subscreveu, pelo que os credores sociais só se podem fazer pagar pelos bens sociais (art. 271º do C.S.C.). 
Sócios

O número mínimo de sócios,vulgarmente designados por acionistas, é cinco, não sendo admitidos sócios de indústria. Porém, é possível constituir uma sociedade anónima com um único sócio desde que este sócio seja uma sociedade. 
Capital-Social 

O capital social não pode ser inferior a 50 000 Euros e está dividido em ações de igual valor nominal, que não poderá todavia ser inferior a um cêntimo. A subscrição de ações podeser pública ou particular.
A subscrição de ações pode ser particular, caso os fundadores disponham da totalidade do capital social inicial, ou pública, o que se verifica quando os promotores não estão em condições de subscrever a totalidade social inicial e as ações são oferecidas ao público para subscrição. Neste caso, estaremos perante uma sociedade com o capital aberto ao investimento público(“sociedade aberta”) sempre que a oferta pública de subscrição tenha sido dirigida especificamente a pessoas com residência ou estabelecimento em Portugal. 
Existem dois tipos de ações:
* Nominativas – o emitente tem a possibilidade de conhecer a todo o tempo a identidade dos titulares e transmitem-se por declaração do seu transmitente, escrita no título, a favor do transmissário, seguida deregisto junto do emitente ou junto de intermediário financeiro que o represente, podendo, porém, ser condicionada pela sociedade a observância de determinados requisitos; 
* Ao portador – o emitente não tem a possibilidade de conhecer a identidade dos titulares e a despectiva transmissão opera-se por mera transferência do título ao adquirente ou ao depositário por ele indicado.

Ações 

Asações podem revestir duas formas de representação:
* Titulada - são as ações representadas por documentos em papel;
* Escritura - são as ações representadas por registos em conta, caso em que, a transmissão opera por registo na conta do adquirente junto da entidade registadora (nº 1 do art. 46º e nº 1 do art. 80º do Código dos Valores Mobiliários).”
No momento da constituição da sociedade têmde estar realizadas as entradas em dinheiro correspondentes a 30% do capital social mínimo. A soma das entradas em dinheiro já realizadas deve ser depositada em instituição de crédito, antes de celebrado o contrato, numa conta aberta em nome da futura sociedade devendo ser exibido ao notário o comprovativo de tal depósito por ocasião da escritura ou através de declaração dos sócios, prestada sobsua responsabilidade. 

http://www.aberturaempresa.com.br/blog/de/2009/09/02/Quais-os-documentos-exigidos-para-constituicao-de-uma-sociedade-anonima-S-A-por-subscricao-particular-em-Assembleia-Geral

5 - O objeto da sociedade deve consistir numa ou mais actividades perfeitamente especificadas.
6 - Depois de efetuado o registo provisório, os promotores colocará as ações destinadas à subscriçãoparticular e elaborarão oferta de ações destinadas à subscrição pública, assinada por todos eles, donde constarão obrigatoriamente:
a) O projeto do contrato provisoriamente registado;
b) Qualquer vantagem que, nos limites da lei, seja atribuída aos promotores;
c) O prazo, lugar e formalidades da subscrição;
d) O prazo dentro do qual se reunirá a assembleia constitutiva;
e) Um relatório...
tracking img