Yuri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do Handebol no Brasil
Foi introduzido em São Paulo por imigrantes na década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só os campeonatos da modalidade de salão vem sendo disputada. O handebol ficou restrito à São Paulo até a década de 60, quando o Professor Augusto Listello (francês) no curso internacional de Santos o mostroua professores de outros estados em forma didática. Esses professores então o introduziram em seus colégios e assim começou a ser praticado em outros estados. Em 1971, o MEC, em face ao seu crescimento nas escolas inclui o handebol de sete entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso o handebol disseminou-se em todo o território nacional,com vários estados dividindo à partir daí os títulos nacionais.
Em 1973 a antiga CBD fez disputar em Niterói o 1º Campeonato Brasileiro Juvenil para ambos os sexos. No ano seguinte em Fortaleza iniciou-se a competição para adultos. Como também outros estados além de São Paulo passaram a disputar as competições de handebol, em 1980, um ano após a criação da Confederação Brasileira de Handebol, foidisputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade. Nos Jogos Pan-Americanos de 1999, realizados em Winnipeg, Canadá, o Brasil conquistou a medalha de ouro no feminino, e de prata, no masculino. Em São Paulo, o Handebol é uma das modalidades mais praticadas, principalmente no meio estudantil. Os campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Handebol, comexcelente organização e índice técnico, têm levado grande público aos ginásios, com jogos transmitidos pela ESPN-Brasil para todo o Brasil.

Drible
É o movimento de bater na bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento. 
As dificuldades do jogo
Algumas das dificuldades encontradas pelos jogadores, é manter a força nas mãos durante o jogo, pois é cansativo correr eao mesmo tempo lançar a bola tanto para um jogador da sua equipe, como para o gol.
Arremessos
Arremesso - É um fundamento realizado sempre em direção ao gol. A maioria dos arremessos pode ser denominada "de ombro" e segue basicamente a mesma descrição de movimento a seguir - a bola deve ser empunhada, palma da mão voltada para frente, cotovelo ligeiramente acima da linha do ombro, a bola deve serlevada na linha posterior a da cabeça e no momento do arremesso ser empurrada para frente com um movimento de rotação do úmero.

Os arremessos podem ser classificados em função da forma de execução: 
• Com apoio - significa que um dos pés do arremessador ou ambos esteja(m) em contato com o solo. 
• Em suspensão - significa que no momento do arremesso não há apoio de nenhum tipo doarremessador com o solo. 
• Com queda - significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza uma queda, normalmente a mesma se dá dentro da área adversária e de frente - arremesso bastante comum entre os pivôs e eventualmente entre as pontas. 
• Com rolamento - significa que após a bola ter deixado a mão do arremessador, o mesmo realiza um rolamento, na maioria das vezes umrolamento de ombro. Este tipo de arremesso é mais comum entre os pontas4 e eventualmente por pivôs.

Passes
“Passes – São movimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas.”
Ainda segundo a autora, os tipos de passes podem ser classificados da seguinte maneira:
* Passes acima do ombro: podem ser realizados emfunção da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado.
* Passes em pronação: lateral e para trás.
* Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
* Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.
* Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
* Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser...
tracking img