Yunus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muhammad Yunus

Nasceu em 1940, no Bangladesh, e é o terceiro de 13 filhos. Formou-se em Economia no seu país e fez o doutoramento nos EUA, com uma bolsa de estudo. Lançou, em 1983, o BancoGrameen, a primeira instituição financeira de microcrédito em todo o mundo. Em 2006 foi premiado com o Nobel da Paz. É autor do livro O banqueiro dos pobres. Pretende acabar com a pobreza através do bancoque fundou, do qual é presidente e o governo de Bangladesh é o principal acionista, o Grameen Bank, que oferece ativamente microcrédito para milhões de famílias. Yunus afirma que é impossível ter pazcom pobreza.
Observou que em seu país os pobres não tinham oportunidade nem mesmo de tentar melhorar de vida, pedindo empréstimos aos bancos, pois não tinham nada para dar como garantia, solicitavampequenas quantias, apenas para adquirir matéria prima para fabricar pequenas coisas para vender e assim tentar sobreviver.
Yunus acredita que todo ser humano tem instinto de sobrevivência, por estemotivo criou então o Banco Grameen, que empresta sem garantias nem papéis, procurado na maioria das vezes por mulheres: elas são 97% dos 6,6 milhões de beneficiários. O que o deixa muito feliz é a taxade recuperação é de 98,85%, por este motivo ele continua a investir e buscar novos parceiros.
Um grande exemplo disso é a parceria que fez com o Presidente da Danone criando a Joint Venture Danone,com um propósito especial ajudar crianças pobres e desnutridas, a principio para as crianças de Bangladesh e depois expandir a todo mundo, através de um iorgute reforçado com micronutrientes, que ajudaas crianças desnutridas, em um ano (se for consumir dois por semana) se recupera totalmente. Seria uma empresa social que somente retira os valores que foram investidos, e o lucro deverá serinvestido para expandir e chegar a mais crianças.
Sua visão teve origem quando por acaso, conheceu uma jovem de 21 anos, que pegara um empréstimo com um agiota para comprar Bambu (ela fazia para fazer...
tracking img