ythjkjn jnkjk kjn

1241 palavras 5 páginas
Resumo com exercícios de fixação
1ª. Semana de Aula
Texto da Prof. Jane Tavares Alvarez da Silva

1. Introdução
Para a solução de um problema é importante determinarmos uma abstração da realidade, o que significa representar as informações (dados) que são relevantes para a solução deste problema. A abstração pode ser vista como uma simplificação dos dados. Por exemplo, considere um cadastro de alunos de uma escola.
Neste caso, existem dados relevantes (nome, matrícula, disciplinas, ano ...) e irrelevantes (cor dos olhos do aluno, cor da mochila, marca da borracha ...).
Como escolher os dados relevantes ? Analisando as características do problema a ser resolvido. Uma vez feito isto, como representar estas informações ? A escolha da forma de representar os dados não é trivial e vai depender das relações existentes entre tais dados, ou seja, da organização dos dados e também, da forma com que eles serão manipulados para a solução do problema. Como programa = algoritmo + dados [Niklaus Wirth], para programar é fundamental sabermos como organizar (estruturar) os dados dos nossos programas e realizar operações (manipulações) sobre tais dados, através das instruções dos algoritmos.
As estruturas de dados estudam as relações lógicas existentes entre os dados (ex: relação linear, relação hierárquica ...) e serão manipuladas através de operações sobre os dados (ex: consultar uma informação em um conjunto de fichas de alunos, remover um assinante de uma lista de assinantes, apagar um diretório em uma árvore de diretórios e subdiretórios...).
A escolha da estrutura de dados a ser utilizada refletirá diretamente na construção de uma solução mais ou menos eficiente para o problema.
2. Qual é a estrutura de dados ? Analise a relação entre os dados.
1) Como representar a estrutura organizacional de uma empresa com 1 presidente, 1 vice-presidente, 2 diretores (Vendas e Finanças) e 3 subdiretores ?
2) Como representar o conjunto de livros informados

Relacionados