Youtube e subjetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Apesar de sua recente criação, o You Tube tornou-se, rapidamente, uma técnica muito presente no nosso cotidiano. Possui ampla abrangência, atingindo pessoas de diferentes faixas etárias e camadas sociais. Todos podem postar seus vídeos caseiros no site, assim como acessar livremente seu conteúdo. O próprio slogan do site incentiva o público a fazê-lo (“Brodcast yourself”ou “divulgue-se”).
O sucesso do You Tube também se deve em parte à facilidade em sua acessibilidade. O site está presente nos celulares (You Tube Mobile), no IPhone e IPod touch, além dos vídeos poderem ser facilmente “postados” nas diversas redes sociais como: orkut, blogs, facebook. Além disso, quando um determinado vídeo é assistido por alguém, o site indica vídeos relacionados, o quefaz com que, frequentemente, quem acessa o You tube fique horas assistindo a diferentes vídeos, que inicialmente não tinha a intenção de assistir. Este fato leva-nos a refletir sobre como somos reciprocamente desviados de nossas intenções e que existe algo partilhado entre o humano e o não humanos. Sendo assim, o You Tube pode ser considerado como ator.
Como não foi encontrada nenhumabibliografia que estivesse diretamente relacionada ao You Tube, pretende-se através deste trabalho fazer uma interconexão entre as noções de subjetividade, Ator-rede, técnicas e YouTube.
Este trabalho não tem como objetivo chegar a nenhuma conclusão, mas sim trazer reflexões e investigar estas relações de reciprocidade, assim como a produção de subjetividade facilitada por esta técnica emespecial. Além disso, pretendemos descrever alguns fenômenos mundiais que foram “lançados” pelo youtube, colocando em questão o quanto somos envolvidos e transformados por esta ferramenta virtual, e o quanto nós, enquanto seres vivos e racionais, a modificamos.
Também temos como objetivo entender um pouco sobre como o You Tube é visto pelos usuários entre 18 e 25 anos e na faixa dos 40 anos, suasmotivações e interesses. Para isso foi formulada uma entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas e fechadas que foi aplicada nesses dois grupos.



2. ORIGEM E UTILIDADES DO YOU TUBE


O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Talvez seja hoje a ferramenta mais popular, acessada e acessível da web devido àpossibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto os vídeos que tiverem conteúdo de sexo e nudez, apologia ao ódio, chocante e repugnante, de atos perigosos e ilegais e com direitos autorais) e a facilidade com que seu material pode ser disponibilizado em praticamente todas as redes sociais (twitter, orkut, facebook, blogger, myspace, buzz) através de mecanismos disponibilizados pelo site.
Foi fundadoem fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal (um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos), foi vendido em outubro de 2006 para o Google, pela quantia de US$1,65 bilhões em ações (Wikipedia, 2010). Antes do seu lançamento, havia poucos métodos simples disponíveis a usuários normais de computadores que queriam colocar seus vídeos na Internet. Com sua interfacede fácil uso, tornou possível a qualquer um que tenha acesso ao computador postar na Internet um vídeo que milhões de pessoas poderiam assistir em poucos minutos. Além disso, o YouTube cobre grande variedade de tópicos tornando o compartilhamento de vídeos uma das mais importantes partes da cultura da internet.
Em novembro de 2006 foi elegido pela revista Time como a melhor invenção do anopor, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista” (Wikipedia, 2010).
De acordo com o site Wikipedia, em março de 2006, cerca de vinte mil novos vídeos foram carregados no YouTube diariamente. As visualizações diárias são estimadas na casa dos milhões, já que cerca de trinta milhões de vídeos...
tracking img