A INSTRUMENTALIDADE NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL 1 Yolanda Guerra2 INTRODUÇÃO A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referenteao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos.Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso podemos afirmar que ainstrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva daprofissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico. O objetivo do texto é o de refletir sobre a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou umdeterminado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas 3 do exercício profissional.
1

Este artigo, publicadooriginalmente nos Cadernos do Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”, Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais,CFESS/ABEPSS- UNB, em 2000, foi revisado e atualizado. Ele serviu como base para a palestra ministrada no Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, BH, maio, 2007, promovido pelo CRESS-6ª. Reg. 2Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolve pesquisa sobre os “Fundamentos doexercício profissional na contemporaneidade: A crise contemporânea e suas expressões na cultura profissional”. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Yolanda guerra. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Yolanda-Guerra/123777.html

MLA

"Yolanda guerra" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Yolanda-Guerra/123777.html>.

MLA 7

"Yolanda guerra." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Yolanda-Guerra/123777.html>.

CHICAGO

"Yolanda guerra." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Yolanda-Guerra/123777.html.