Yogaterapia-pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisas sobre Yogaterapia

Texto retirado da Revista Época - 10 de junho de 2006
Yoga & Medicina
Anteflexão com a cabeça no joelho (em sânscrito, parivritta janu sirsasana). Esta posição (imagem ao centro) massageia os órgãos internos do abdome e alonga a região lombar e a parte posterior das coxas. Nesta reportagem, a professora de Yoga Renata Broglia Mendes mostra algumas posições.Combate a hipertensão, o diabetes, a depressão e os problemas da menopausa. Para a Ciência, há muito mais motivos para fazer Yoga do que apenas relaxar ou manter a forma
ERNESTO BERNARDES

O YOGA, TÉCNICA INDIANA que une exercícios, relaxamento, controle respiratório e meditação, era usada no Ocidente, até pouco tempo atrás, apenas com essas finalidades - relaxar, controlar arespiração e meditar. Recentemente, porém, ocorreu uma transformação significativa na maneira como o Ocidente vê o Yoga. Ela se transformou num poderoso auxiliar no tratamento de doenças, com eficácia comprovada por vários estudos acadêmicos. Os três principais sites americanos de pesquisas médicas relacionam 515 estudos sobre Yoga nos últimos cinco anos. Os testes clínicos mostraram que o Yoga, aliadaà medicina convencional, pode ter um papel importante no tratamento das seguintes doenças:
•Hipertensão
• diabetes
• depressão
• asma
• artrite
• irritações no intestino
• alcoolismo
Bem-vindo ao mundo do Yogaterapia. Trata-se de um exemplo de quão produtivo pode ser o encontro, sem preconceitos, da cultura ocidental com a oriental. "O Yoga é minha terapia favorita, porque une meditação eatividade física", diz o cardiologista Mehmet Oz, diretor do Instituto de Doenças Cardiovasculares da Universidade Colúmbia, em Nova York. "Ela pode ser praticada mesmo por pessoas que estejam extremamente doentes." Alguns mestres indianos podem se arrepiar ao ouvir ocidentais de avental falando de Yoga como quem se refere a pílulas ou injeções. Para eles, o Yoga é uma imensa biblioteca deconceitos e técnicas, ou uma base de sua visão de mundo. Sim, suas diversas escolas têm como objetivo uma vida mais saudável. Mas sobretudo o progresso espiritual e a "paralisação dos turbilhões da mente", na definição do mais antigo tratado sobre o assunto, o Yoga Sutra, escrito por volta de 500 a.C. pelo sábio indiano Patañjali. Mesmo entre esses mestres indianos, no entanto, é cada vez maior aaceitação da aplicação do Yoga pela medicina ocidental - desde que ela venha acompanhada de uma compreensão profunda dos princípios originais.
Os médicos que usam seriamente o Yoga no tratamento de doenças também enfatizam essa necessidade. "Se me perguntarem para que casos eu a indico, eu respondo: para todos", diz Cesar Devesa, pesquisador do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, centro dereferência da medicina brasileira. "Mas não se trata apenas de repetir uma série de exercícios. É um tratamento holístico, que implica mudar a vida. Quando encontramos alguém com um problema cardíaco, não consideramos que seja apenas um defeito do coração. É um problema sistêmico, que se manifesta no coração." Eis o que afirma o professor de Educação Física Marcos Rojo, da Universidade de São Paulo, quefez doutorado em Yoga na índia: "O Yoga tem ambições muito maiores que curar uma dor de cabeça. Para isso, seria melhor tomar um analgésico". Os dois usam o Yoga no tratamento de doentes. "Mas dentro de uma perspectiva integral", diz Devesa. "Precisamos ser honestos com o Yoga."
Nunca a técnica indiana foi tão utilizada por ocidentais. Nos Estados Unidos, cerca de 15 milhões de pessoas apraticam. Celebridades como Madonna ou Sharon Stone são adeptas. Madonna incluiu posições de Yoga na coreografia de sua turnê ReInvention. No Brasil, a Cia Athletica, uma das maiores redes de academias do país, viu a procura pela modalidade triplicar nos últimos três anos. Desde fevereiro, as matrículas aumentaram 10% na concorrente Biorritmo. No site Submarino, o maior de venda de livros no país, há...
tracking img