Yl00hbtrabalho De Avaliacao Psicologia Das Relacoes Humanas

1198 palavras 5 páginas
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL Educação a Distância

Disciplina Psicologia das Relações Humanas
Professora Andréa Corrêa Santos

Resolva as questões que seguem referentes aos capítulos 1,2,6,7,9,14 e 15 do livro estudado, “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia”. Este trabalho deve ser arquivado no portfólio.

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO.

Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
Cotidiano faz nos sentir vivos, a ciência é uma atividade reflexiva. A ciência procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. As teorias cientificas são criadas a partir das experiências vividas no cotidiano.

Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprender o que é o perigo e a segurança , o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
Um conhecimento, para ser considerado cientifico, requer um objeto especifico de estudo.
Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade...

Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
O senso comum é o conhecimento adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para fiho ou entre os indivíduos da comunidade o conhecimento cientifico é adquirido com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometererros, estes são mais raros que no senso comum devido o cuidado em estudar e atestar tais fenômenos .

Qual a matéria-prima da Psicologia?
A matéria-prima da psicologia é o homem em todas as suas expressões,

Relacionados