yiuhhghj

318 palavras 2 páginas
Relatório Experimental da Construção de uma Pilha Electroquímica
Objectivos
Através do estudo da experiência da Pilha de Daniell, temos como objectivo estudar e entender a electroquímica como resultado da tendência das substâncias em receber ou doar electrões, formando iões e culminando na criação de corrente e outros fenómenos eléctricos.
Introdução
A tendência de perder ou doar electrões das substâncias, visando o equilíbrio, gera um tema de estudo na química, conhecido como Electroquímica. Reacções de oxidação-redução tanto podem gerar corrente eléctrica, como serem iniciadas por uma corrente eléctrica. Esta última recebe o nome especial de electrólise, e a primeira é responsável pelos dispositivos conhecidos como pilhas, baterias e acumuladores.
Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. A Pilha de Daniell, como é conhecida, é um experimento clássico e fácil de se realizar, e que ilustra com propriedade os fenómenos eléctricos de uma reacção de oxidação-redução com formação de iões.
A pilha de Daniell é construída usando-se um eléctrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eléctrodo de cobre metálico, que é embebido numa solução de sulfato de cobre. As duas soluções são postas em contacto através de uma superfície porosa, de modo a não se misturarem, mas permitindo que os iões possam atravessá-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo no seu interior uma solução salina, tipo NaCl, fechado por material poroso, interligando as soluções de sulfato de cobre e de zinco. Ver Figura 1 e Figura 2.

Relacionados