yhjjukmki

583 palavras 3 páginas
O serviço social trabalha e interfere em questões e problemas sociais, contribuindo para a construção de uma ordem social política e econômica. Sendo assim, a formulação da politica de assistente social e fundamentada nas necessidades das familias e em cada um de seus membros.
Diante das desigualdades caracteristicas da estrutura social brasileira, o grau de vulnerabiliade vem aumentando e como consequencia ha o aumento da exigencia de que as familias desenvolvam complexas extrategias de relaçoes entre seua membros para sobreviverem.
A situaçao das familias brasileiras vem sofrendo grandes modificaçoes causadas principalmente pelo sisstema capitalista, pela industrializaçao, urbanizaçao, o avanço tecnologico, globalizaçao e a inserçao em massa da mulher no mercado de trabalho.
Vivemos em uma sociedade com inumeras desigualdades sociais, tais como: crianças na pre-adolecencia sem qualquer formaçao escolar, vivendo nas ruas, sem proteçao, semorientaçao e sem pespectiva de vida; altos indices de divorcio, avos que assumem a criaçao dos netos, etc.
Devido a essas mudanças pode-se observar um enxugamento dosgrupos familiares e uma variedade de arranjos mano parentais reconstituido; como consequencia, novos valores fossem estabelecidos, causando um exprressivo aumento da vulnerabilidade dessas familias. Com isso os mesmos desenvolveram complexas estrategias de relaçoes entre seus membros para garantirem sua sobrevivencia.
O artigo 226 daconstituiçao federal brasileira reconhece a importancia da familia no contexto da vida social, declarando que a familia e a base da sociedade e possui especial proteçao do estado a declaraçao dos dereitos humanos, artigo 16, endossa esse principio , que declara a familia como sendo o nucleo natural e fundamental da sociedade, com direito a proteçao do estado.
Colocar-se entao em pratica as politicas de açao social como o pnas (politica nacional de assistencia social) que se reafirmam nas legislaçoes da assistencia social como o eca

Relacionados