yfr5r ygygygyg

1765 palavras 8 páginas
DOENÇA CALCULOSA URINÁRIA

Prof. Dr. Halbert Villalba
Introdução
Durante a primeira parte da Idade Média, uma das principais preocupações dos médicos era o exame da urina. Muitos médicos dessa época achavam que várias doenças podiam ser diagnosticadas por um exame cuidadoso da urina. Diversas ilustrações datadas do referido período mostram os primeiros médicos levantando frascos de urina, para estudar sua cor, turvação e outras propriedades. Achava-se que, se a turvação estava na parte superior da urina, o problema era nas pernas.
A partir do século XVI, os anatomistas começaram a adquirir um conhecimento razoável da estrutura macroscópica do rim, ureteres e bexiga. A primeira grande descoberta das diminutas estruturas do rim foi feita por Marcelo Malpighi (1628-1694), um dos primeiros microscopistas, que descreveu a estrutura em forma de bola do glomérulo. O trabalho de Mlpighi foi seguido pelo de Sir William Bowman (1816-1892), que descreveu a cápsula coletora de urina do néfron (cápsula de Bowman). Bowman descreveu também, a relação entre o glomérulo e os túbulos. O patologista alemão Friedrich Henle (1809-1885) descreveu a longa alça em forma de U, designada como alça de Henle, que contribuiu para a capacidade de concentração dos rins. Depois que essa estrutura do rim foi estabelecida, outros cientistas começaram a focalizar a composição química da urina e a função do rim na regulação da pressão arterial.
Sistema Urinário
Conceito
As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação da urina, os rins, e outros, a eles associados, destinados à eliminação da urina: ureteres, bexiga urinária e uretra.
Funções dos Rins Regulação da composição iônica do

Relacionados