yfmx

6325 palavras 26 páginas
Geomecánica aplicada a la pequeña minería

TEMA VI. A INFLUENCIA DOS DESMONTES POR EXPLOSIVOS NA ESTABILIDADE DOS
TALUDES
Prof. Dr. Lineu Azuaga Ayres da Silva
Professor Titular em Mecânica de Rochas e Abertura de Vias Subterrâneas
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO.
As propriedades geomecânicas do maciço rochoso são de fundamental importância no projeto de desmonte por explosivos. O uso de planos de fogo de características invariáveis sem considerar as mudanças destas propriedades pode conduzir a ultraquebra ou fragmentação deficiente, excessos de finos, danos às paredes das bancadas adjacentes, impactos ambientais e custos operacionais maiores que os custos previstos em projeto.
A figura 1 mostra a importância da caracterização do maciço rochoso e o planejamento do fogo, para uma determinada frente de lavra.(R. Collantes Candia et al,2004)
O conhecimento das propriedades geomecânicas do maciço rochoso permite entender melhor o processo de desmonte de rochas, particularmente quando buscamos sua otimização. Assim, os parâmetros de dimensionamento de fogo serão determinados pela interação das características do maciço, do projeto de perfuração, do explosivo utilizado e do sistema de iniciação. O maciço é o único fator que não pode ser dimensionado, mas, em virtude de sua importância no processo, deve ser classificado e controlado.

Fig. 1. Fluxograma mostrando importância da caracterização no planejamento de fogo, para cada região do maciço.(R.
Collantes Candia et al,2004)

Deste modo, é necessário determinar quais propriedades do maciço rochoso têm influências no desempenho do desmonte e decidir as mudanças no plano de fogo, de modo a adequá-las às diferentes condições geo-estruturais existentes.
SEQUENCIA DE APRESENTAÇÃO.
Verifica-se, portanto, que para o entendimento das conseqüências do desmonte por explosivos na estabilidade dos taludes, há que se considerar, tanto a estrutura dos maciços rochosos e suas

Relacionados