Yang e shao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
In
Traços de personalidade à luz da Medicina Tradicional Chinesa

Do Tai Yang ao Shao Yin


Em chinês 中醫, zhōngyī xué ou 中藥學, zhōngyaò xué, a Medicina Tradicional Chinesa engloba um conjunto de práticas ancestrais desenvolvidas pelos chineses desde há vários milénios. Sabe-se que a antiga civilização do vale do rio Amarelo, desde o século XIV a. C (embora a unificação da China tenhaocorrido apenas no ano de 221 a. C.), foi pioneira em diversas áreas do saber, e a medicina foi uma delas.
Foram muitos os médicos e as escolas que passaram pelas diversas dinastias da China Imperial, conseguindo cada uma delas um conjunto de importantes inovações e de ensinamentos. Registemos algumas das fases mais importantes.
Em ossos de carapaças de tartarugas, datados de há três mil anos, foramregistadas cerca de dez doenças, bem como apontamentos sanitários e medicinais.
No século VIII a. C., durante a dinastia Zhou, o avanço científico era já muito relevante. Existiam métodos para observar a expressão facial, a audição da voz ou a medição dos pulsos para chegar aos batimentos do coração. Já se faziam algumas cirurgias e a acupunctura, um símbolo da medicina chinesa actual, era jáuma realidade.
Data da dinastia Qin – inícios do século III a. C. – aquela que é considerada a primeira obra académica medicinal da China. Chama-se «Huangdineijing», ou seja, «Cânone da Medicina Interna do Imperador Amarelo».
Foi apenas a primeira de muitas obras, publicadas nos séculos e dinastias seguintes. É o caso de «Teorias sobre Epidemias de Febres», sobre diagnósticos e tratamentos contravárias epidemias; «Cânone Sobre Complicadas Doenças»; «Sobre diversas doenças e a Febre Tifóide», «Sobre a Patologia de Distintas Doenças», «Código das Fontes Medicinais do Agricultor Divino», relativa a fármacos e medicamentos tradicionais»; «As Fontes Medicinais da dinastia Tang», obra sobre fármacos da autoria do próprio Governo da dinastia Tang.
Uma outra obra, do século IV d. C., éconsiderada a mais importante obra sobre medicina da história da China. Trata-se de «Compêndio das Fontes Medicinais», e foi escrita durante a dinastia Ming. De resto, esta dinastia é considerada como sendo a responsável por ter tornado a China a nação mais avançada do seu tempo.
Uma das conquistas fundamentais da medicina tradicional chinesa foi a acupunctura. Uma ciência que o Ocidente só «descobriu»em meados do século XVII, por intermédio de jesuítas e viajantes que chegavam à Europa, vindos do Extremo Oriente. Foram esses missionários que começaram a utilizar o termo acupunctura, de origem latina.
O primeiro tratado sobre o assunto, «Les Secrets de la Médecine des Chinois», foi publicado em 1671 pelo padre Harvieu. Pouco tempo depois, o médico holandês Rhine escreveu muito sobre o temaapós as suas viagens de estudo ao Japão. No século seguinte, Valsalva, Kaempfer, Du Halde, Dujardin ou Vic D’Azyr publicaram importantes obras sobre acupunctura, sendo que Josephus Diede dedicou-lhe uma tese.
A prática da acupunctura com fins terapêuticos, na Europa, data de 1809, através do médico J. V. Berlioz, pai do compositor com o mesmo nome. Sem grande sucesso, já que se limitava a pegarem agulhas longas e a introduzi-las na pele para tentar curar órgãos doentes, mas sem saber como é que se fazia. Nos anos seguintes, a técnica foi votada ao esquecimento, e nem sequer lhe valeu a obra de seiscentas páginas do diplomata Darby de Thiersant, que indicava com precisão os princípios da acupunctura, as técnicas, as nove agulhas e as moxas.
No século XX, o Ocidente redescobriufinalmente a verdadeira acupunctura chinesa. Nasce a chamada Escola Francesa, a partir dos escritos de Soulié de Morant, e surgem as sociedades de acupuncutra. A opinião pública mundial, por sua vez, toma contacto com esta «nova-velha» técnica em 1971, por intermédio de um artigo do jornalista James Reston, que descrevia o seu efeito nas dores pós-operatórias.
Hoje em dia, a acupunctura é uma técnica...
tracking img