y7yt9

2622 palavras 11 páginas
3474-4222, Av. Alcântara Machado 2576 - Mooca sala de imprensa localização fale conosco trabalhe conosco cadastre-se Dr. Marcelo A. Calil
Diretor-médico
CRM/SP 71859

Home >> Dúvida frequentes >> Especialidades Médicas >>
Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Câncer de Boca

Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Câncer de Boca
As informações contidas nesta página são orientações gerais. Elas nunca devem substituir as especificações feitas pelo médico para o seu caso.

1.O câncer de boca é comum?

Sim. É o oitavo tumor mais comum entre os homens e o nono entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Faz-se necessário esclarecer que, para a denominação câncer de boca, inclui-se o lábio e a cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palatos duro e mole, língua oral e assoalho da boca).

2.Como se manifesta o câncer de boca?

Por uma ferida na boca, esbranquiçada ou avermelhada, não-cicatrizável, dolorosa e persistente. O paciente também pode manifestar dificuldade para engolir, falar ou aumento de linfonodos cervicais.

3.Quais são os fatores de risco para o câncer de boca?

Sem dúvida, os maiores fatores de risco são o tabagismo e o etilismo, especialmente se associados. Aproximadamente de 95% a 97% dos casos do câncer de boca estão relacionados a eles. Outros fatores de risco estudados são: fatores genéticos, exposição ao sol (válido para tumores de lábio), infecções virais e traumatismo crônico por uso de próteses (embora para esses dois últimos fatores não tenha comprovação definida).

4.Como prevenir o câncer de boca?

A melhor prevenção é manter-se afastado dos fatores de risco ou, em outras palavras, não fumar e não beber. Além disso, é importante manter sempre uma boa higiene bucal e procurar atendimento médico sempre que houver alguma lesão persistente na boca. Para usuários de próteses mal-adaptadas, deve-se procurar o dentista protético para ajuste.

5.Como se faz o diagnóstico precoce do câncer de

Relacionados