y7uytutyu

2094 palavras 9 páginas
ENDOTÉLIO VASCULAR

O endotélio vascular funciona para manter o fluxo sanguíneo normal pela capacidade das células endoteliais quiescentes de gerar uma superfície antitrombótica ativa que evita a ativação das plaquetas sanguíneas e proteínas pró-coagulantes. Esta resistência trombótica é devida a três propriedades inerentes das células endoteliais: (1) superfícies com carga negativa que repele as plaquetas não-ativadas e negativamente carregadas; (2) capacidade de sintetizar e secretar inibidores tanto da função plaquetária como da formação da fibrina; e (3) liberação seletiva de ativadores da degradação da fibrina. Os inibidores específicos da função plaquetária, da formação da fibrina e da ativação da degradação da fibrina estão relacionados no Quadro 4.3.
Se a integridade do endotélio vascular estiver comprometida, como ocorre nos locais de inflamação ou trauma, as células endoteliais rapidamente sofrerão modificações metabólicas, para criar um microambiente pró-trombótico e antifibrinolítico no local da lesão. As mudanças pró-coagulantes consistem na (1) migração do fator tissular (FT) estocado para a superfície celular, onde inicia a sequência de reações bioquímicas que culminam na geração da trombina e formação da fibrina; (2) exposição do fator de von Willebrand (FvW) e de outras proteínas de adesão que prendem as plaquetas ativadas à superfície; bem como (3) síntese e liberação de inibidores da fibrinólise (Quadro 4.3). Esses eventos são cuidadosamente regulados para assegurar uma velocidade rápida e mantida de geração da trombina localizada no microambiente da lesão vascular, até que a formação do trombo esteja completa e a reparação tissular em progresso.

FUNÇÃO DAS PLAQUETAS

As plaquetas, às vezes referidas como trombócitos, são as menores células do sangue. Resultam na fragmentação dos megacariócitos na medula óssea por um processo que envolve a formação de pseudópodos repletos de citoplasma, desprendidos e liberados na circulação como

Relacionados