Xxxx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Giddens faz um exame das relações entre a reflexividade institucional e a destradicionalização. Beck desenvolve o conceito de sociedade de risco, relacionando a modernização refl exiva a concepções de Estado de organização política. Lash desdobra o tema da modernização reflexiva no domínio da estética e da crítica cultural.

Modernidade reflexiva é um termo utilizado por autores como AnthonyGiddens, Ulrich Beck e Scott Lash para caracterizar a sociedade pós-moderna ou contemporânea. A ideia de pós-modernidade carrega em si uma ambigüidade: de um lado, senso de fim de uma época; e de outro, senso de um novo começo. O conceito de reflexividade é central para estes autores, que caracterizam a nova fase da modernidade como reflexiva. A reflexividade representa assim uma possibilidade dereinvenção da modernidade e de suas formas industriais. Por meio da radicalização da modernidade, abrem-se caminhos para uma nova modernidade. O que a modernização reflexiva traz é a ideia que muitas modernidades são possíveis, em oposição à ideia fatalista de que só existe uma forma de modernidade: a da sociedade industrial.
O termo modernidade reflexiva, proposto por Giddens, Beck e Lash no livroModernização Reflexiva visa se debruçar sobre as transformações do mundo atual, o processo de crise e as consequências advindas delas. Acentua a ideia de que vivemos em um mundo cada vez mais reflexivo, que estimula a crítica ativa e autoconfrontação. A modernidade reflexiva envolveria um processo de individualização e de destradicionalização em que a tradição muda seu status e é constantementecontestada.
Os autores remetem a ideia de que o mundo social e natural está totalmente influenciado pelo conhecimento humano reflexivo, dando origem a uma ideia de crise ecológica, de imprevisibilidade e de risco - noção que cada vez mais se torna importante na cultura moderna. Pressupõe que a sensibilidade reflexiva se encontra na vida cotidiana e é derivada da sensibilidade estética ouhermenêutica. Considera que a modernidade seria marcada tanto pela penetração da visão de mundo analítica e científica nas grandes massas, como pressupõe, mas é também configurada pela difusão da sensibilidade do modernismo estético pelo público leigo. A teoria da modernização reflexiva considera que as decisões políticas de mais influência sobre as vidas cotidianas não derivam mais da esfera ortodoxa datomada de decisão - o sistema político formal, mas adviria das esferas informais, da politização do não-político. Essa teoria nega, portanto, a suposta paralisia da vontade política.
A obra Modernização Reflexiva não se limita a apresentar três ensaios independentes a respeito da modernidade. Ao final do livro, cada autor responde aos outros dois, neste sentido a seção denominada “réplicas e críticas”apresenta-se como uma clara atitude em demonstrar que as diferenças teóricas entre os autores, não se sobrepõe a possibilidade de realizar um diálogo construtivo sobre o conceito de reflexividade.
A Reflexividade em Ulrich Beck
O sociólogo alemão Ulrich Beck aponta o desmoronamento do sistema da sociedade industrializada não como o fim da sociedade industrial/moderna, mas como possibilidade dereinvenção da civilização. O desmoronamento ou crise do sistema da sociedade industrial está relacionado com a emergência do segundo lado da modernização. Até então a modernidade era sinônimo de progresso, inovação e de esperança de um futuro melhor. Neste momento, os possíveis efeitos e ameaças da industrialização não representavam uma questão/problema. No entanto, quando os perigos gerados pelasociedade industrial começam a aparecer, seus aspectos passam a ser vistos como problemáticos. Beck caracteriza este estágio da modernidade, no qual as ameaças tornam-se explícitas como: Sociedade do Risco.
Segundo o autor, a transformação da sociedade ocorre sem intencionalidade e interferência política, já que a transição para a fase de risco se dá de forma indesejada e despercebida. A fase...
tracking img