xvcvbcvb

804 palavras 4 páginas
Gimnospermas e Angiospermas

Fanerógamas são as plantas que produzem sementes, flores e frutos, onde os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, ou seja, as estruturas para reprodução são claramente visíveis.

A Fanerógama possui duas divisões: Gimnospermas e Angiospermas

Gimnospermas
As Gimnospermas são plantas vasculares que produzem flores e sementes, mas são sementes nuas, ou seja, não são envolvidas pelo ovário desenvolvido, que são os frutos. São inseridas em escamas, que formam uma estrutura cônica.
Nas Gimnospermas há a independência da água para a reprodução, portanto a reprodução é por sifonogamia, ou seja, existe a presença de um tubo polínico, que carrega o gameta até a oosfera.
São árvores e arbustos de diversos tamanhos, com raiz, caule, folhas e sementes, e alguns tipos, principalmente as coníferas, são produtoras de resina, que as protege de insetos e fungos.
Se reproduzem sexuadamente. Suas flores são pilhas de folhas em forma de escamas, que produzem os esporos. As escamas masculinas (estames), formam os micrósporos, que após inúmeras meioses geram o pólen. A folha fértil feminina (megasporófilo), forma o megásporo, que depois de várias meioses, forma o óvulo, que contém duas oosferas. O pólen é transportado pelo vento, chuva, insetos, e quando atingem as escamas femininas, ocorre a fecundação, que dá origem à uma semente com um embrião, e um endosperma.
Existem duas espécies de Gimnospermas: monóicas e dióicas. As monóicas são a plantas na qual as estruturas masculinas e as femininas, coexistem na mesma planta, mas em lugares diferentes. As dióicas representam espécies onde as estruturas masculinas e femininas são formadas em diferentes indivíduos, uma planta é masculina e a outra, feminina. Os pinheiros, sequóias, araucárias e ciprestes, são as Gimnospermas mais comuns.
Angiospermas
É o grupo de plantas mais numeroso, e mais comum na atualidade. São cerca de 235.000 espécies que habitam em todos os tipos de

Relacionados