xuahuahuha

3131 palavras 13 páginas
CABELO E PÊLO
Os pelos originam nos foliculos pilosos que provem de uma interacao entre a epiderme e a derme. As celulas de Malpighi se invaginam profundamente na derme, ate a hipoderme, formando uma cavidade onde sera alojado o pelo.
No foliculo piloso mais especificamente no bulbo piloso ocorre a formacao do pelo pela matriz e sua nutricao pela papila pilar. Inserindo sobre o foliculo piloso esta o músculo eretor do pelo.
Os pelos sao filamentos de queratina flexivel que estao distribuidos sobre quase toda superficie do corpo.
Fazem parte do pelo duas estruturas principais:
Haste: constituida por celulas mortas queratinizadas dispostas em três camadas, a cuticula, camada mais externa e escamosa, o cortex, que da cor ao pelo e a medula, parte mais interna.
Raiz: e a parte inferior do pelo, se dilatando na base para formar o bulbo piloso. E constituida por celulas vivas que se queratinizam e perdem seu nucleo a medida que se exteriorizam.
Ao conjunto de foliculo piloso, glandula sebacea e musculo eretor do pelo, da se o nome de foliculo pilossebaceo.
Bainha epitelial externa: e o prolongamento da epiderme. Suas celulas nao se queratinizam-se. Bulbo piloso: e a dilatacao terminal do foliculo piloso. Tem forma de pera e contem Papila dermica que nutre o pelo.
Matriz do pelo que contem celulas de melanocitos e o transferem aos queratinocitos, que formam o cortex da fibra capilar. Diferentemente da pele, os melanocitos do foliculo piloso nao precisam da luz do sol para produzir melanina. Deste modo, o cabelo e incolor no inicio.

CICLO DE CRESCIMENTO DO PÊLO
Possuimos em torno de 120.000 foliculos capilares determinados geneticamente. A implantacao do cabelo na derme se da por invaginacao da epiderme, constituindo o foliculo capilar, tendo uma dilatacao terminal, o bulbo capilar, contendo no centro a papila dermica, recobrindo a papila, estao as celulas que formam a raiz do cabelo. O crescimento do cabelo e feito pela
proliferacao

Relacionados