xtceee

903 palavras 4 páginas
COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO

WELLINGTON GALLINA – N.º 24

ANA TERRA

Professora Sandra Teresinha Brandt Stein
Língua Portuguesa

Dois Irmãos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 LEITURA HORIZONTAL 4
2.1 PERSONAGENS 4
2.1.1 Principais 4
2.1.2 Secundários 4
2.2 ESPAÇO 4
2.3 TEMPO 5
2.4 RESUMO
3 LEITURA VERTICAL
3.1 ASPECTOS HISTÓRICOS
3.2 ASPECTOS SÓCIO-CULTURAIS
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO A – BIOGRAFIA
ANEXO B – VOCABULÁRIO

1 INTRODUÇÃO
Erico Verissimo, foi um renomado escritor gaúcho, entre suas grandes obras da literatura portuguesa uma que se destaca é Ana terra, obra englobada no primeiro livro da trilogia:O Tempo e o Vento. Uma história vivida pelos primeiros habitantes de nosso estado, relatando sobre suas dificuldades e desafios, meios que usavam para superar a precariedade da época.

2 LEITURA HORIZONTAL
2.1 PERSONAGENS
2.1.1 Principais
Ana terra Era uma mulher bonita e trabalhadeira, “[...] uma moça de olhos e cabelos pretos, rosto muito claro, lábio cheios e vermelhos.” (VERISSIMO, p. 9) “[...] moças bonitas e trabalhadeiras como vossa mercê.” (VERISSIMO, p. 11)
2.1.2 Secundários
Maneco Terra, pai de Ana era um homem rude, silencioso e extremamente trabalhador,”[...] era um homem que falava pouco e trabalhava demais. Severo e serio,exigia dos outros muito respeito e obediência ...”(VERISSIMO, p. 12)
Pedro Missioneiro, foi o amado de Ana, com quem teve um filho e por quem sofreu até sua morte, era um homem forte e inteligente. “tinha ele uma cara moça e trigueira, de maças muito salientes. Era uma face lisa, sem um único fio de barba, e dum bonito que chamava a atenção por não ser comum [...] Os cabelos, lisos e negros, desciam-lhe quase ate os ombros, [...] aquele torso nu e musculoso, “(VERISSIMO, p. 15)
Pedro Terra, filho de Ana e de Pedro Missioneiro era parecido com o pai, mas com traços do avô. “Pedrinho! sou eu...a mamãe” (VERISSIMO, p. 67)
2.2 ESPAÇO

Relacionados