xszzzzzzzz

1314 palavras 6 páginas
Bioenergética:
Reações químicas q acontece em nosso organismo são denominadas metabolismo. Há inclusão de vias metabólicas que resultam na síntese de moléculas (reações anabólicas) e degradação de moléculas (reações catabólicas). As vias catabolicas são capazes de converter nutrientes alimentares (gordura, proteínas, carboidratos) em energia que é denominado bioenergética.
Resumo:
O metabolismo é definido como o total de reações celulares que ocorrem no corpo. Isso inclui tanto a síntese (anabolism o) quanto a degradação de moléculas (catabolismo).
Estrutura celular inclui três partes importantes: 1 Membrana celular, 2 núcleo e 3 citoplasma (no musculo é denominado sarcoplasma).
A membrana celular fornece uma barreira protetora entre o interior da célula e o liquido extracelular.
Os gêneses (localizados no núcleo) regulam a síntese protéica no interior da célula.
O citoplasma é a porção liquida da célula e contem numerosas organelas.
Transformação Biológica da Energia:
Algumas reações químicas exigem que a energia seja adicionada aos reagentes (reações endergônicas) antes q a reação ͞prossiga͟. No entanto, como a energia é adicionada à reação, os produtos contem mais energia do que os reagentes originais.
As reações que liberam energia como resultado do processo químico são conhecidas como reações exergônicas.
Reação simples (combustão), ou em varias etapas menores controladas que usualmente ocorrem nas células (oxidação celular).
Reações Acopladas:
Muitas das reações químicas que ocorrem no interior da célula são denominadas reações acopladas. São reações ligadas, com a liberação de energia livre de uma reação sendo utilizada para ͞desencadear͟ uma segunda. A energia liberada por uma reação exergônica é utilizada para

desencadear uma reação que necessita de energia (reação endergônica) no interior da célula.
Em outra palavras, as reações que liberam energia estão acopladas às reações que exigem energia.
Enzimas:
A velocidade

Relacionados