xsxa

4635 palavras 19 páginas
A DINÂMICA DA AVALIAÇÃO COMO
ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

"JULGAMENTO"

consiga alcançar a aprendizagem. A avaliação é um processo e não um fim tem a intenção de libertar o sujeito, a fim de tornar um ser crítico, capaz de atuar na sociedade de forma criativa, contribuindo para sua transformação.

INTRODUÇÃO

Refere que avaliação é um "Ato ou efeito de avaliar (-se). Apreciação, análise. Valor determinado pelos avaliadores. Avaliar é "determinar a valia ou valor de Apreciar ou estimar o merecimento de Calcular, estimar, computar. Fazer a apreciação, ajuizar: avaliar as causas, de merecimentos." Ferreira (1995, p.205).

Avaliar é um processo complexo, geralmente impreciso, inexato. Se fosse para medir um objeto poderia ser utilizada uma régua, ou outro instrumento, mas com a avaliação é diferente, já que não tem um instrumento preciso de avaliação. Sendo assim, a avaliação do educando deve ser contínua, só assim, a avaliação poderá auxiliar o processo de ensino aprendizagem. Não se pode, portanto, imputar á avaliação a responsabilidade pelo fracasso escolar, mas não se pode também isentá-la inteiramente dessa responsabilidade, pois ela representa o conjunto de mecanismo através dos quais se sanciona o sucesso ou o insucesso do aluno.

A observação contínua do desempenho escolar durante todo o ano é tão importante quanto à avaliação concentrada em provas, trabalhos de forma individual, ou em grupo. Focar a avaliação em um momento exato implica em não permitir que o indivíduo manifeste o que de fato aprendeu.

A AVALIAÇÃO ESCOLAR

Para o professor a avaliação será uma forma de reflexão sobre sua prática, já para o aluno será uma forma de consciência das suas conquistas, e dificuldades. A avaliação não deve ser uma forma de julgamento, mas sim de planejamento, e devem ser levados em conta do aluno tais aspectos: cognitivo, crítico e construtivo, sócioemocional, questionador, e interpretativo.

A avaliação é reconhecidamente um ciclo

Relacionados

  • pedagogia
    11970 palavras | 48 páginas
  • TRABALHO ACADEMICO
    11970 palavras | 48 páginas
  • trabalho de si
    13325 palavras | 54 páginas
  • Consultoria de Endomarketing
    22176 palavras | 89 páginas