xscxcx

3376 palavras 14 páginas
CAMPO GRANDE
MAIO/2014

Introdução
A flexibilidade é um termo geral que inclui a amplitude de movimento de uma articulação simples e múltipla e a habilidade para desempenhar as tarefas específicas (ROBERTS 1999). A amplitude de movimento de uma dada articulação depende primariamente da estrutura e função do osso, músculo e tecido conectivo e de outros fatores tais como o desconforto e a habilidade para gerar força e potência muscular suficiente (SHRIER 2000). O envelhecimento afeta a estrutura destes tecidos assim como a função, sendo uma variável extremamente importante associada não somente com a qualidade de vida na terceira idade, mas também com a longevidade (CORBIN & NOBLE 1980).
Diversos trabalhos evidenciam a relevância da flexibilidade e de seu treinamento (POLLOCK 1998, GLEIM & MAHUGH 1997, WATSON 1993) demonstrando serem efetivos na melhoria das capacidades funcionais. Atualmente existe ainda a preocupação na promoção da saúde vinculada na manutenção ou melhoria de uma vida fisicamente ativa e independente (ACHOUR 1995). Pensando desta maneira, a flexibilidade possui relação direta com o movimento humano, sendo passível de adaptações fisiológicas e mecânicas com o treinamento (ALTER 1996).

Conceito: Nas disciplinas de educação física, medicina do esporte e ciências da saúde afins, talvez uma das definições mais simples de flexibilidade seja a amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (CORBIN et al., 1978; de VRIES,1986; HEBBELINCK, 1988; HUBLEY-KOZEY, 1991; LIEMOHN, 1988; STONE e KROLL 1986).
Podemos também expressar; como a liberdade para mover-se ou ainda em termos mais técnicos, a Capacidade Física do organismo humano que condiciona a obtenção de grandes amplitudes, durante a execução dos movimentos, como nos define Gomes e Zackarov (1992).
A flexibilidade é simplesmente um resultado do alongamento. Nenhum outro fator é mais importante no desenvolvimento da flexibilidade em

Relacionados