XIV FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO: VARIAÇÕES SOBRE TEMAS DE ENSINO DA ARTE

759 palavras 4 páginas
XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte

A XIV edição deste evento se particularizou, por ter sido dedicada aos professores de educação artística da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Neste Festival houve participação de vários artistas das manifestações populares e eruditas, para derrubar preconceitos existentes.

Popular, erudito: Um Festival em prospecção multicultural
A XIV edição do Festival teve o intuito de mostrar um pouco destas duas artes Popular e erudita, não para fazer comparações somente, pelo contrário, estabelecer um lugar-comum, entre as duas, para que não haja uma distinção entre um e outro, sendo que essa distinção é criada através do meio sócio cultural.
Nos debates “pós modernos”, afirma-se que deve haver a diluição de fronteiras entre popular e erudito, como apoio dessa argumentação está a interlocução entre as diversas categorias de cultura.
Alguns autores não se entusiasmam muito com essa idéia, pois acreditam que possa haver uma descaracterização e perdas nas duas manifestações artísticas.
Ao descreverem características da modernidade Terry Eagleton, acredita que o pós modernismo é um estilo de cultura que reflete um mundo organizado por uma nova forma de capitalismo, que gera uma produção artística superficial, e que as fronteiras entre erudito e popular seria apenas obscurecidas. Já o autor Alfredo Bosi, estabelece uma distinção entre erudito e popular, afirmando que o erudito é acessível somente a um certo numero de pessoas, e o popular é acessível a todos por não exigir nenhum tipo de formação. Nicolau Sevcenko por sua vez, apresenta alterações sofridas pelos meios de comunicação. Segundo ele a cultura popular foi usurpada como mercadoria, chegando a uma padronização e homogeneização.
Pesquisadores da arte/educação, também analisam tal relacionamento, por uma perspectiva critica, sustentada por sua inserção na história. Arthur Efland e Nicolau Sevcenko, se

Relacionados