Xintoismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Graduação em Direito

ROTEIRO XINTOÍSMO



Cronograma
1. Apresentação
2.1 A história do Japão (origens)
2.2 Dinastia Imperial
2.3 Economia, bandeira, atualidades, dados, IBGE.
2.4 História do Xintoísmo até os dias atuais

2. Organização
3.5 Os vários tipos de xintoísmo
3.6 Templo, hierarquia, líderes.
3.7 Filosofia,cultura, deuses, hábitos, símbolos, morte.

3. Principais doutrinas, princípios, orientações.
4.8 “Kamis”, “Tori”, ritos, festas, cosmo-visão xintoísta.

4. Relação com a sociedade e outras religiões
5.9 Relação do Xintoísmo com o desenvolvimento econômico do Japão (importância para sociedade)
5.10 Relação xintoísta com a naturezaApresentação

1.1 História do Japão

Da Idade da Pedra à chegada do Budismo - de 20 mil a.C. a 538 d.C

O arquipélago japonês esteve unido ao continente, quer dizer, fazia parte da placa asiática. Isso deve ter acontecido há mais de 100 mil anos. Nesta época, supõe-se que a faixa de terra, que viria a se tornar o Japão, era habitada. Para confirmar estahipótese, foram encontrados esqueletos fossilizados de homens e animais, inclusive de elefantes préhistóricos. A existência desses animais teria provocado a migração dos povos do norte para o Japão.
Os japoneses costumam contar a história, quase sempre, a partir do período posterior ao Paleolítico, denominado era Jomon, que iniciou-se aproximadamente no ano 8 mil a.C..
No período Jomon haviam tribos,portanto os habitantes compartilhavam um espaço comum. A vida organizada já fazia parte do homem de Jomon. Viviam em casas feitas de galhos de árvores e cobertas com palha que ficavam em valas cavadas na terra. Para alimentação, os habitantes costumavam partir os ossos grandes dos animais para extrair o tutano. O javali era caçado para se conseguir a gordura, produto indispensável para afabricação do óleo. Do veado, conseguia-se a pele para o vestuário de inverno.
Animais domésticos como o cão, foram incorporados rapidamente à comunidade. Eram usados durante as caças. É desta época a evolução dos cães japoneses, entre os quais os de raça Shiba. Quanto ao gato, acredita-se que teria vindo de outras regiões. O mesmo acontecendo com o porco e o cavalo. Mas os dois últimos foram introduzidosno Japão no período que se segue ao Jomon, a Era Yayoi.
O que irá separar o período Jomon do Yayoi é o início da cultura do arroz, período este que inicia-se um ou dois séculos antes de Cristo.
A cultura do arroz que provocou modificações profundas na vida social, política e econômica dos aldeões. Como o cultivo do arroz exigia um trabalho coletivo, houve a divisão do trabalho e,conseqüentemente, as diversas divisões de classe, surgindo uma classe dirigente. Os imigrantes tomaram-se integrantes da corte e de clãs poderosos. Em caso de guerra, eles conseguiam vencer os nativos, com facilidade. E suas aldeias prosperam mais do que a dos antigos moradores.
A partir de Yayoi, e o que viria a se tornar depois o Japão, germinam os alicerces de uma cultura agrária e tribal fundamentada naformação de pequenos estados. Documentos chineses da dinastia Han referem-se a um "país de cem reinos". Estes reinos localizar-se-iam ao norte de Kyushu, uma das quatro ilhas que formam o arquipélago nipônico. Os chineses falam nos reinos de Nu (Na), l-tu (Ito), Mo-lu (Matsura) e Pu-mi (Fumi). Há indícios que o reino de Nu pagava tributos a Han no ano 57 a.C.
As guerras internas assolavam osreinos de Kyushu. A paz só foi conseguida com o entronamento de uma mulher, a rainha Himiko, possivelmente no ano de 188 d.C. Como rainha, Himiko unificou 28 nações sob o nome de reino de Yamatai. Estas informações constam dos documentos chineses.
Outro fato importante acontecido no período Yayoi é a consolidação do país de Yamato, no século IV. Yamato localizava-se ao lado do rio, do mesmo...
tracking img