Xinto Smo Religi O

2125 palavras 9 páginas
Xintoísmo

Contexto Histórico
É a única religião que pode ser considerada genuinamente japonesa
A denominação adaptada do chinês xin-tao, que significa “caminho dos deuses", Sua base é de origem panteísta, com inúmeras divindades, as quais atribuem valor sagrado a todos os elementos da natureza.
As divindades cultuadas são forças ou espíritos sagrados presentes em todo o universo, como pedras, rios ou pássaros.
A principal divindade, porém, é Amaterasu, a deusa do Sol, que teria ensinado os japoneses a cultivarem arroz, grão que ainda hoje é a base da alimentação no país.
Todos os elementos naturais sejam eles animais, vegetais ou até mesmo minerais possuem seus kami. Assim, os rios, as árvores, as rochas e os vulcões são igualmente considerados manifestações divinas. Segunda essa concepção, tudo no universo teria se originado da mesma fonte, coexistindo harmonicamente em uma relação de total interdependência.

Doutrina
No Xintoísmo se presta culto aos antepassados.Crê-se que as almas dos antepassados viram kamis. Assim, os kamis dos antepassados são cultuados em santuários domésticos, e os kamis de imperadores e de soldados caídos nas guerras, recebem culto especial
Quanto à vida dos humanos, o Xintoísmo diz que nascemos com duas almas: a superior chamada
Kon , de natureza divina e a alma inferior e a Haku que vem da terra e representa a natureza humana. Quando o homem morre as almas tomam caminhos diferentes o Kon ascende ao Céu e é absorvido pelo Senhor dos Céus e o Haku descende à terra para ser julgado por um magistrado demoníaco, desse julgamento pode decorrer a prisão no inferno durante um período de tempo por falhas em vida e após o qual a alma renasce no Mundo, ou a alma ser recompensada e tornarse um espírito ou mesmo um deus das cidades se tiver realizado feito extraordinários.

Festas e Rituais
Comemorando datas importantes para relembrar conquistas em nossas vidas, os xintoístas realizam cerimônias , para que o
Deus Amaterasu renove suas bênçãos ao

Relacionados

  • Japao
    1031 palavras | 5 páginas